Marcelo Teixeira recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior honraria concedida pela Alesp

Por Santa Portal

O presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Teixeira, foi homenageado ao receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo na noite desta quinta-feira (26), em cerimônia realizada no auditório da Unisanta. A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Paulo Mansur.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso Estado, como forma de prestar uma pública e justa homenagem.

Desta forma, a honraria foi concedida a Marcelo Teixeira, que se encaixa com facilidade nesses critérios. Formado em Administração de Empresas e Direito, foi eleito presidente do Santos Futebol Clube pela primeira vez em 1991, exercendo o mandato por dois anos, e novamente em 2000, quando ficou até 2009 no comando do Alvinegro Praiano. Foi o presidente mais jovem da história a dirigir um grande clube. Além disso, conseguiu a façanha de tirar o time de um jejum de 18 anos sem títulos, transformando o clube em um dos melhores e mais bem estruturados do país. Neste período, o Peixe foi duas vezes campeão paulista (2002 e 2004) e bicampeão paulista (2006 e 2007).

Além de se destacar como dirigente no Santos, Teixeira é presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília e exerce o cargo de diretor-presidente do Sistema Santa Cecília de Rádio e Televisão Educativa, além de ser presidente da Santa Cecília Esportes, que mantém a equipe com a maior força da Natação Brasileira Universitária.

“A honraria da Assembleia Legislativa é a maior do Estado e nada mais justo do que essa homenagem ao Marcelo Teixeira, que prestou um grande serviço para a Baixada Santista e para o Brasil. Ele tem um grande histórico na Educação, tendo dado continuidade na Santa Cecília, que é de todo santista, de todos da Baixada. A Unisanta é uma faculdade que cresceu muito, criada pelo seu pai. Ele ampliou para canais de televisão e outros meios de Comunicação, mas o grande sonho dele era ajudar o time do Santos. Estava no coração dele. Ele fez uma gestão maravilhosa, com o surgimento dos Meninos da Vila, que acabaram vindo da base, coisa que não era feita no futebol na época. Então o Marcelo Teixeira tem uma visão muito grande de planejamento. Ainda no Santos, ele deixou a herança do Neymar, que para o futuro do clube acabou ampliando a imagem do Santos para o mundo. Por tudo isso é justa a homenagem e me sinto muito honrado de fazer e prestar essa honraria ao Marcelo Teixeira, que é uma pessoa que eu admiro muito. Gostaria de destacar também o Marcelo Teixeira Filho, que é filho do Marcelo e da Valéria, ele é uma ‘águia’ nos negócios. Tanto que ele não quis só quis a TV, a rádio e a Unisanta, como agora está subindo prédios pela cidade. Então só temos que enaltecer a Família Teixeira, que gera emprego para toda a Baixada Santista. Fico feliz como deputado estadual santista em poder fazer essa homenagem”, disse Mansur, ao Santa Portal.

Homenageado da noite, Marcelo Teixeira agradeceu ao deputado Paulo Mansur por ter lembrado de seu nome para receber e honraria e a Assembleia Legislativa, por ter aprovado a homenagem concedida a ele nesta quinta.

“Estou muito feliz e agradecido ao deputado Paulo Mansur, já que temos uma ligação tão forte com a própria família Mansur. Não apenas pela coincidência de estarmos na área de Comunicação, mas também pelas ligações que temos com o Gil e o Beto (Mansur, ex-prefeito de Santos). É uma alegria receber esse reconhecimento de um jovem deputado, atuante, que tem políticas públicas muito bem definidas na sua trajetória. Gostaria de agradecer também a Assembleia Legislativa por realizar esse evento aqui em Santos, na Unisanta. Quero agradecer também ao reconhecimento de todos os deputados, não ao trabalho do Marcelo Teixeira, mas ao trabalho de todos vocês que estão ao meu lado no dia a dia. Não temos como objetivo alcançar prêmios, mas queremos sempre atingir resultados tão positivos quanto aqueles que conseguimos nas áreas da Educação, da Comunicação, da Cultura e do Esporte, entre outras áreas. Agradeço a todos pela confiança e por estarem sempre ao nosso lado”, afirmou Teixeira.

Estiveram presentes ao evento e discursaram o deputado estadual Tenente Coimbra, a deputada federal Rosana Valle e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, além do prefeito Rogério Santos. O secretário estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto, e o secretário Executivo da Justiça e Cidadania do Estado de SP, Raul Christiano, também compareceram e falaram sobre a relevância do trabalho de Marcelo Teixeira, nas mais diversas áreas de atuação.

O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, e o governador Tarcísio de Freitas gravaram mensagens especiais para Marcelo Teixeira, que foram exibidas em um telão no Auditório da Unisanta durante a solenidade.

Os ex-prefeitos Beto Mansur e João Paulo Tavares Papa, a secretaria de Desenvolvimento Social de Santos, Audrey Kleys, e outras personalidades da região, como o ator Oscar Magrini, também estiveram presentes. O ex-jogador Clodoaldo Tavares Santana e o ex-técnico do Peixe Geninho também foram prestigiar a homenagem concedida para Teixeira.

Outras homenagens recebidas por Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira já foi homenageado com os títulos de Cidadão Emérito de Santos, Cidadão de Guarujá, Vicentino, Paulistano e de São Bernardo do Campo, mas é a primeira vez que recebe uma honraria em nível estadual. Em maio deste ano, o empresário também foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Peruíbe.