Em comemoração ao do Dia Internacional da Mulher, a escritora, pesquisadora de Patrícia Galvão e idealizadora do Projeto Viva Pagu, Lúcia Maria Teixeira Furlani, proferiu palestra a convite da Prefeitura de São Bernardo do Campo sobre o tema “Mulher – a constância da vida é a mudança”, ilustrada com sons e imagens, na Biblioteca Monteiro Lobato, no dia 22/3.

Lucia Maria abordou os diferentes papéis da mulher na atualidade, tendo como cenário a exposição Viva Pagu.

Houve uma grande participação do público, que cantou, com a pesquisadora Lúcia, a música “Pagu”, de Rita Lee e Zélia Duncan, gravada por Maria Rita.

O evento contou com a presença de alunos e professores de colégios  e  faculdades de São Bernardo do Campo, autoridades da cidade e convidados. Após a palestra os atores Pascoal da Conceição e Iara Rennó, esta caracterizada de Pagu, fizeram uma leitura de textos sobre Pagu.

A mostra Viva Pagu, sucesso de crítica e público, já passou pela Casa das Rosas, em São Paulo, na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e no Teatro Municipal Brás Cubas, as duas últimas em Santos (SP). Em São Bernardo do Campo, a exposição ficará aberta ao público até o dia 24 de abril, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h30 e sábados, das 8h às 13h30, na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro desse município.

A exposição é baseada na obra literária homônima, escrita por Lúcia, presidente da Universidade Santa Cecília, do Centro de Estudo Pagu Unisanta e autora de diversos livros, filmes e obras sobre Pagu, produzidos nos últimos 22 anos. Seu último trabalho, o livro “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, foi escrito com a colaboração de Geraldo Galvão Ferraz e lançado em julho de 2010. O público pode participar da noite de autógrafos do livro Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, co-edição da Editora Imprensa Oficial e Editora Unisanta.

O evento é realizado pela Prefeitura de São Bernardo, pela Arte Rumo Produções Artísticas com apoio da Universidade Santa Cecília e do Centro de Estudos Pagu Unisanta, que reúne mais de 3 mil documentos digitalizados. Informações no telefone (13) 3202.7180, no site www.pagu.com.br ou pelo twitter @100anosdepagu.