O jornal A Tribuna, no Caderno Indústria E-4,  noticiou o lançamento do livro do engenheiro e professor  Ivanilto Andreolli, “Introdução à elevação e escoamento monofásico e multifásico de petróleo”. Andreolli é coordenador do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O lançamento será no Consistório da Unisanta, às 19h30, na próxima quarta-feira (7/12). A publicação aborda o escoamento multifásico, priorizando os conceitos físicos que regem esse processo, sem, no entanto, entrar no formalismo matemático.

“Devido a minha vivência na indústria, sempre atuando nas frentes operacionais no segmento de E&P (Exploração e Produção de Petróleo), foi possível escrever este livro com foco na indústria”, relata o professor.

Por ser um livro introdutório, alguns tópicos apresentados nos capítulos 1, 2 e 7 podem ser utilizados em cursos voltados na área de petróleo de nível técnico. Segundo Ivanilto, independentes de crises, que sempre são passageiras, as descobertas recentes de petróleo no Brasil mostram que seremos uma potência na área de petróleo em um futuro breve. Os volumes imensos de petróleo (como as descobertas recentes no pré-sal), precisam de desenvolvimento humano para nos tornarmos independentes da tecnologia de outros países e gerarmos empregos na área técnica, desenvolvendo indústrias, universidades, pessoas e gerando mais riquezas.

“Precisamos de conhecimento para o desenvolvimento humano e este livro, embora introdutório, propõe-se a contribuir, nesse aspecto, para a área de petróleo, tão carente de bibliografia nacional. Assim, considero fundamental para aqueles que atuam, ou querem ingressar na área de petróleo, que façam uma leitura proveitosa deste livro”, conta o professor.

A matéria está na folha E-4 do jornal A Tribuna, no caderno Indústria, em 2/12.