Na próxima quinta-feira, 13/6, a partir das 13h, ocorrerá o lançamento do livro “Os mapas da pesca artesanal: pesqueiros e pescadores na costa do Brasil”, dos autores Alpina Begossi — professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos – Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) —, Eduardo Camargo e Salvador Carpi Jr, com prefácio de Priscila Lopes e Renato Silvano, pela Editora Rima.

O evento é organizado pelo Instituto para a Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar – Fisherie and Food Institute (FIFO), sediado na Unisanta, e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Unisanta.

O livro inclui em cada capítulo informações sobre a localização dos pesqueiros, citados pelos próprios pescadores artesanais durante as pesquisas de campo dos autores. Como não há no Brasil uma legalização nas regras de uso de espaço, os pescadores artesanais da costa do Brasil não possuem ainda os mesmos direitos conquistados por pescadores em outros países.

A obra destaca exemplos de mapeamentos de pesqueiros de vários países, como o caso dos pescadores de Okinawa, no Japão, que possuem seus pesqueiros mapeados e registrados na prefeitura desde 1902. Além de exemplos localizados em outros países da Oceania e dos Estados Unidos.

Cada região do Brasil identificada pelos pesquisadores ganhou um capítulo, totalizando 9 regiões mapeadas. Os locais estão divididos em: Pântano do Sul, SC; Iguape-Ilha Comprida; Guarujá-Bertioga; Ilhabela e ilhas; Ubatuba; Ilha Grande e Paraty; Ilha Grande e Sepetiba; Guanabara; Nordeste.

Na ocasião também serão lançadas as segundas edições dos livros “Ecologia de pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia”, dos autores A Begossi, N. Hanazaki, N. Peroni, J. Pezzuti, C. Seixas, F. de Castro, RAM Silvano, S. Salivonchyk; e “Diários de Campo da Ilha dos Búzios, dos autores Camargo e Begossi, com prefácio de Renato Silvano. As obras também são da Editora Rima.

Data: 13 de junho de 2013

Local: Bloco M, Térreo, ao lado do Consistório

Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão – Santos.