Foram destacados como excelentes diversos itens examinados, que obtiveram a nota máxima (5) dos avaliadores.

O curso de Licenciatura em Educação Especial, na modalidade EAD da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é o 1º curso de Educação Especial reconhecido do País, com Portaria Publicada no Diário Oficial da União. Na visita do processo de Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), realizada em setembro, a Comissão de Avaliação atribuiu ao curso a nota 4,31 (escala 0 a 5), o que representa o conceito geral Muito Bom.

Na oportunidade, foram avaliados: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura.

Foram classificados como excelentes e receberam nota máxima (5) itens como: Material didático; Corpo docente; Apoio ao discente; Atuação do coordenador; Perfil profissional do egresso; Metodologia; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Atividades complementares; Atividades de tutoria; Experiência no exercício da docência superior.
De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Dra. Márcia do Valle, o curso tem por objetivo contribuir com a educação do Brasil, uma vez que praticamente em todas as salas de aula existem alunos deficientes, inclusos, sejam nas redes públicas como nas redes privadas. “Como se trata de uma nova licenciatura, tivemos muito cuidado na escolha dos docentes e dos conteúdos. E isso foi decisivo na formação dos nossos alunos e na nota 4, emitida pelo MEC, em uma escala de 1 a 5. Isso reflete a seriedade do nosso trabalho. Me sinto vitoriosa por acreditar nesse curso. A formação de professores precisava deste curso no País”.

Relatório – Também se destacaram a avaliação, a experiência, os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria; Atividades práticas de ensino para licenciaturas; Bibliografia básica e complementar; Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, entre outros itens.

O relatório mencionou a diversificada relação de instituições conveniadas para a realização de estágios, o que facilita a inserção dos egressos no mercado de trabalho. “Entidades conceituadas como APAEs, Prefeituras Municipais e Secretarias Estaduais de Educação das localidades onde os polos estão instalados possibilitam que o aluno pratique as teorias expostas durantes as aulas, através de convênios”, relataram os avaliadores.

O Incentivo à produção científica foi outro tópico classificado como excelente. Segundo o relatório, o corpo docente do curso estimula a participação em projetos de extensão, a apresentação de trabalhos em congressos científicos e a publicação em revistas, com financiamento para discentes e professores.

AVA – O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi muito elogiado por apresentar materiais, recursos e tecnologias apropriados, que permitem desenvolver a cooperação entre tutores, discentes e docentes, com videoaulas, material de apoio nas disciplinas, livros que pertencem à biblioteca virtual. De acordo com os avaliadores, o AVA da Unisanta possibilita a reflexão sobre o conteúdo das disciplinas e a acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional, e passa por avaliações periódicas que possam resultar em ações de melhoria contínua.

“Na visita in loco, foi possível verificar que há na Unisanta uma equipe organizada, composta por diferentes segmentos para pensar as ações e montagem do AVA. Uma equipe de filmagem, uma equipe de elaboração de material didático, uma equipe que cuida dos servidores e uma equipe de design gráfico”.

O documento menciona ainda que o Curso conta com equipe com que possui diversas habilidades técnicas definidas que auxiliam os docentes na produção de todo o material, gerenciado e mantido pela Unisanta.

Corpo docente e de tutores – A avaliação comprovou também que a experiência dos docentes e dos tutores, na área de educação a distância, possibilita, com excelência, a efetivação do trabalho no curso, pois eles possuem “conhecimentos adequados para a realização de suas atividades”. Por exigência da Instituição, todos os docentes possuem mestrado ou doutorado na área em que atuam.

“O corpo docente analisa os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente, fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta, proporciona o acesso aos conteúdos de pesquisa, relacionando-os aos objetivos das disciplinas e ao perfil do egresso, e incentiva a produção do conhecimento.

A qualidade dos tutores também foi comprovada no relatório. “Eles possuem experiência em EAD, e todos são pós-graduados, possibilitando, assim, verificar as dificuldades dos discentes e sanar tais dificuldades no processo ensino-aprendizagem por intercorrência de linguagem adequada, com a interação do trabalho didático-pedagógico entre tutores e professores”. A coordenadora, Profa. Dra. Márcia Regina Silva do Vale, foi ainda elogiada e aprovada (conceito 5 – excelente) pela Comissão do MEC, porque possui mais de 30 anos de experiência na área da Educação.

Infraestrutura – Na visita in loco, os avaliadores do MEC constataram “que os equipamentos tecnológicos atendem à quantidade e qualidade de navegação sem fio. Os equipamentos estão presentes nas salas de aulas. O discente também dispõe de atendimento por parte dos tutores, professores e da coordenadora para intermediar aprendizagem e as demais dúvidas”. Relataram ainda que a manutenção dos equipamentos e sistema de TI passa por avaliação e diária e permanente, ininterruptamente.

O Sistema Integrado de Biblioteca da Unisanta também foi bastante destacado, com conceito máximo. “O acervo é tombado e informatizado. Ainda o acervo físico possui alguns exemplares da bibliografia básica e complementar e periódicos exclusivos da temática da Educação Especial. Na biblioteca virtual da Biblioteca Pearson e Saraiva, está contemplada a bibliografia básica e complementar com aproximadamente 3.000 livros. Os periódicos eletrônicos e bases de dados são da Academic Search Elite- EBSCO, Portal CAPES e RT, garantido o acesso dos usuários ininterruptamente pelo contrato firmado entre a IES e a Biblioteca Nativa – BNWEB da empresa Comtempory”.

Para o diretor de Educação a Distância da Unisanta, Prof. Dr. Marcelo Cruz, A EAD da Unisanta trabalha pensando em todos os detalhes acadêmicos e pedagógicos, que permitem estruturar novos cursos com qualidade diferenciada. “O curso de Licenciatura em Educação Especial foi criado seguindo o modelo didático-pedagógico diferenciado que temos na EAD da Unisanta. Com agilidade e foco nas necessidades do mercado, ofertamos esse curso que é novo no País. Os resultados e a publicação da portaria de reconhecimento no DOU (1º curso do País a ser reconhecido) comprovam aquilo que fazemos na EAD e na Unisanta: educação com qualidade e inovação, formando profissionais diferenciados.”