Ex-aluno do Colégio Santa Cecília, o Dr. Alexandre Berzosa Saliba é professor da Escola da Magistratura Federal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal. 

Em prosseguimento à Semana Jurídica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o Juiz Federal Alexandre Berzosa Saliba abordou o tema “Conselhos Nacionais do Ministério Público e a Eficiência do Sistema de Justiça Nacional”, nesta terça-feira (8/8), no Auditório do Bloco E. Ele é professor da Escola da Magistratura Federal da 3ª Região (Emag) e especialista em Direito Processual Penal e Direito Processual Penal.

O Coordenador da Faculdade de Direito da Unisanta, Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, apresentou o palestrante. Estavam presentes o Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas, Prof. Dr. Luciano Pereira de Souza e o Prof. Dr. Décio Gabriel Gimenez, representando o Corpo Docente da Faculdade de Direito Unisanta.

Ex- Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Berzosa Saliba é Professor da Escola da Magistratura Federal da 3ª Região (Emag) e da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Leciona em cursos preparatórios para o ingresso nas carreiras do Ministério Público e da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, nas cadeiras de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Atuou como advogado, juiz do tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Juiz Federal das 2ª e 3ª regiões, Juiz Auxiliar no gabinete da Ministra Ellen Grace, do Supremo Tribunal Federal, e integrante da comissão da mesma corte, sobre o aprimoramento do processamento das extradições.

Violência de Gênero: quarta-feira

Violência de Gênero será o terceiro tema da semana, a ser abordado nesta quarta-feira (9), às 19h30, pela Promotora de Justiça Sílvia Chakian de Toledo Santos, um dos nomes mais importantes sobre o assunto. Ela é também a coordenadora do Grupo Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVID), do Ministério Público do Estado de São Paulo. A palestra acontece no Consistório do Bloco M da Unisanta, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 277.

Estado Democrático e Mostra História da OAB

Na quinta-feira (10) a Unisanta recebe o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa, para falar sobre a Advocacia no Estado Democrático. A palestra será no Auditório do Bloco E, às 19h30. Na oportunidade, o Dr. Costa abrirá a mostra: “História da OAB – Linha do Tempo”.

O Promotor de Justiça do Júri de São Vicente, André Luiz dos Santos e o Advogado Criminalista Eugenio Carlo Balliano Malavasi, encerram a Semana Jurídica da Unisanta com o tema “O Tribunal do Juri na Visão de Acusação e Defesa”. O debate ocorre às 9h30 da sexta-feira (11), no Consistório do Bloco M.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://unisanta.br/semanajuridica . P1. Para mais informações: (13) 3202-7141.