A inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 6,77%. O índice acumulado neste ano é de 1,74%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de fevereiro, apresentou inflação de 0,10%, índice baixo refletindo “o momento de estabilidade de preços que geralmente sobem exageradamente em janeiro”. Em termos de acumulado em doze meses atingiu a 6,77% de inflação, segundo o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese), da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Conforme a pesquisa, os grupos, habitação, despesas pessoais e educação foram os causadores da inflação mensal. Os demais grupos apresentaram deflação, absorvendo parte dos efeitos dos demais grupos.

De forma específica, é feita a seguir análise detalhada, por grupo, das principais variações apuradas:

Grupo Habitação: Apresentou forte inflação de 0,96% destacando-se o aumento do salário mínimo das empregadas domésticas e dos artigos de limpeza.
Grupo Alimentação: Deflação de -0,98% no mês em relação a janeiro, com queda de -1,2% no preço dos produtos industrializados e, -1,94% de queda nos produtos semi- elaborados, com destaque para a carne bovina, com preço
-3,78%. Os produtos in natura apresentaram inflação moderada de 0,3%, que foi compensada pela queda dos demais itens.

Grupo Transportes: Verificada deflação de -0,38% sendo o preço dos veículos o principal gerador da redução face à queda em -2,61% nos preços médios.

Grupo Despesas Pessoais: Foi constatada inflação de 0,69%, tendo por principal influência os aumentos constatados em recreação e cultura, com evolução de 0,9%, bem como, aumento nos artigos de higiene e beleza, que tiveram reajuste médio de 0,8%. Destaque para o absorvente higiênico, cujo aumento médio foi de 8,2%.

Grupo Saúde: Apresentou pequena deflação de -0,10% influenciada pela redução do preço dos remédios em -3,9%, o que compensou outros itens que tiveram pequena elevação.

Grupo Vestuário: Foi constatada forte deflação da ordem de -1,24%. Os principais motivos, segundo o Nese, são a queda dos preços das roupas femininas, em -6,5%. Esta queda compensou os aumentos das roupas masculina e infantil e dos demais itens de vestuário.

Grupo Educação: Apresentou pequena inflação com índice de 0,14%, influenciado pelo aumento de 0,2% nas mensalidades escolares e dos livros didáticos em 0,64%. Houve constatação de queda no material escolar, da ordem de -1,84%.

O IPC – NESE/Unisanta tem por referência o consumo familiar para famílias com renda até 40 salários mínimos.

Quadro I