Nesta primeira fase participam alunos de Administração e Logística, com ênfase em Logística Portuária e Comércio Exterior, mas a oportunidade será aberta na segunda etapa a alunos de graduação e pós-graduação de outros cursos da Unisanta.
Alunos dos Cursos de Administração e Logística da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com foco em Logística e Comércio Exterior, terão oportunidade de estudar de perto os portos de Antuérpia, na Bélgica, e Rotterdan, na Holanda, considerados modelos de eficiência para o mundo.
Essa é a primeira etapa do Programa de Intercâmbio Internacional – Projeto Holanda e Bélgica 2013, que a Unisanta oferece aos seus alunos. São 22 estudantes, que serão acompanhados pelo professor Hélio Hallite, especialista na área.
As cidades portuárias de Antuérpia e Rotterdam foram escolhidas para o intercâmbio, por serem referências em excelência no desenvolvimento da organização portuária e de soluções de logística internacional de transportes, explica o professor Hallite.
Em uma segunda fase, prevista para setembro, a oportunidade será estendida a estudantes de outros cursos, de graduação e pós-graduação, que apresentarem projetos de estudos relativos aos temas propostos.
Empolgação
Para os que estudam logística portuária e comércio exterior, conhecer a Bélgica e a Holanda é motivo de grande interesse. Caroline Morato mostra entusiasmo, pois sonhava fazer os cursos nos portos a serem visitados, desde que começou a trabalhar na área. Com apenas 21 anos, ela já tem cinco anos de experiência.
“São cursos muito disputados”, diz. Desde os 16 anos ela convive com o dia a dia no porto de Santos, pois trabalhou dois anos como menor aprendiz na Deicmar. Quando completou 18, fez três meses de estágio na Zim do Brasil, multinacional israelense. Foi efetivada em seguida.
As visitas a navios e o conhecimento de importação e exportação a fascinaram desde o começo. Ela está no quarto ano de Administração, curso que lhe abriu perspectivas maiores na área. Já esteve em Nova York, para aperfeiçoar seu Inglês.
Guilherme Henrique de Andrade, 20 anos, estuda Administração com ênfase em Comércio Exterior. Entrou na Faculdade com 16 anos e já está efetivado na empresa coreana Hanjin, em Santos, desde 2011. Conhecer culturas diferentes e se aprofundar na área que já estuda são seus objetivos. “Será decisivo para minha carreira”.
O professor Hélio Hallitte enfatiza a importância de viagens de estudos,o que ele faz regularmente, pois essa vai ser sua 15ª visita aos portos europeus. Na Inglaterra, ficou um ano aprofundando seus conhecimentos.
Preparativos e certificados
A programação da viagem inclui visitas e cursos aos Portos de Antuérpia e de Rotterdam nas universidades portuárias Antwerp/Flanders Port Training Center (APEC – Antuérpia) e Netherlads Maritime University Rotterdam (STC).
Os temas do curso serão Modern Port Logístics, Port Environmental, Human Resources Management. Os alunos receberão um certificado de conclusão emitido pela APEC.
Durante o mês de abril, os estudantes fizeram um curso preparatório sobre os países a serem visitados. Tiveram aulas sobre diferenças culturais, hábitos e costumes, alimentação, vestuário, idioma, comunicação, costumes e relacionamentos, geografia, clima, logística para deslocamento, transportes, custeio e opções de entretenimento em horários livres.
No dia 13 de maio, eles foram recebidos pela reitora Sílvia Teixeira Penteado e pela presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, na Sala de Atos. Elas acompanharam uma das últimas aulas preparatórias, que contou com presença dos pais e responsáveis.
As dirigentes enfatizaram a importância de fazer intercâmbios culturais e participar de seminários avançados, que pesam positivamente no currículo e abrem diversas fronteiras no conhecimento. Silvia referiu-se aos diversos intercâmbios oferecidos pela Unisanta, “mais de 100”, em países europeus, nos Estados Unidos e na América Latina. Lúcia mencionou o trabalho fundamental, na organização do intercâmbio com os portos da Bélgica e da Holanda, do diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Júlio Simões Filho, e do professor Hélio Hallite, na área acadêmica. .
Próxima etapa: multidisciplinar
A próxima etapa do intercâmbio, programada para setembro, será aberta a alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e mestrado das seguintes áreas de conhecimento: Administração; Logística; Finanças; Marketing; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Gestão de Pessoas; Comércio Exterior; Ciências Contábeis; Sistemas de Informação; Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.
Explica o professor Hélio Hallite que o Projeto Holanda e Bélgica 2013 oferece um programa multidisciplinar, preocupado em aprimorar conhecimentos relacionados com as vocações regionais da Região Metropolitana da Baixada Santista, mais especificamente a expansão portuária, a excelência em logística, o gerenciamento de pessoas e a gestão ambiental.
“Possibilitará ainda imprescindível momento para expandir vivência em território estrangeiro, quanto a cultura e costumes, aperfeiçoamento da fluência em idiomas e ampliação dos horizontes individuais, pelo convívio com outros povos e no desenvolvimento de novas competências e habilidades.”
Direito, Biologia e Pedagogia
“Os estudantes de Direito, Biologia e Pedagogia também poderão participar a fim de obter conhecimentos aplicados a projetos acadêmicos, linhas de pesquisa, dissertações e teses. No caso de Direito, por exemplo, alguns temas abordam questões legais da exploração portuária, além de direito ambiental e legislação trabalhista aplicada aos portos do Norte Europeu.
“Os sistemas de gestão ambiental do Norte Europeu são referência mundial. As soluções ambientais para as cidades também. As construções inteligentes e o moderno sistema de diques (e saneamento) são exemplos que merecem o mais dedicado estudo”.
Hallite menciona a Pedagogia. “A excelência no treinamento de profissionais da área portuária terá um módulo específico. A utilização dos mais modernos Simuladores Operacionais nos programas de capacitação também terão abordagens teóricas e visitas técnicas”.
Programa
25/maio, sábado, embarque São Paulo para Bruxelas, à noite; 26, chegada à Bruxelas, à tarde; 27, segunda, APEC Antuérpia – Curso, das 9 às 18h
28/maio, terça, APEC Antuérpia – Curso, das 9 às 18h
29/maio, quarta, visita técnica – Porto de Antuérpia, 9 às 18 h
30 – quinta- STC – Rotterdam – Holanda – Conferência, das 14 às 18h
31, maio, sexta, Porto de Rotterdam – Visita Técnica, das 9 às 14h
01 de junho, sábado, Embarque em BRUXELAS para São Paulo Tarde
2 de junho, domingo, Chegada em São Paulo manhã;