Sistema que ajuda a prevenir esquecimento de crianças em veículos; lavadora de roupas com reuso de água; caneca que absorve tremores em pessoas com Mal de Parkinson e caiaque para pessoas com deficiência são os trabalhos de formandos da Unisanta, destacados nesta  terça-feira (13/12) pelo jornal.

Alunos da Unisanta  foram notícia em matéria de uma página no jornal A Tribuna, nesta terça-feira (13/12). Um dos títulos foi: “Eles planejam dia a dia mais simples”. O jornal escreveu que, “nas últimas semanas, os alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) acumularam prêmios com inovações que poderão estar ao alcance da sociedade em breve”. Entre as conquistas, estão duas premiações no 16º Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior.

Na  categoria em andamento- Engenharia e arquitetura, os alunos venceram com um sistema para prevenir acidentes com crianças em veículos automotores. “A finalidade é construir um protótipo de cadeira para automóveis capaz de realizar o monitoramento da presença de criança no interior do veículo por meio de um conjunto de sensores magnético, de peso e temperatura. Caso a resposta seja afirmativa, será acionado um sistema de alerta aos responsáveis, enviando mensagens de SMS, ligações telefônicas, além de acionar um alarme para comunicar o perigo”, explica Marcela Brandasse Pires Matos, aluna do último ano de Engenharia da Computação.

Segundo a estudante, adoção de cada etapa para a construção do protótipo se mostrou eficiente em todos os testes. “Agora, a continuação depende de melhoramentos, como criar um método para cadastro de números telefônicos independentes da aplicação interna do sistema e bateria recarregável para alimentar os circuitos”,  informou o jornal.

Fizeram parte do trabalhos os  estudantes Barbara Mattos e Danilo Fernandes Lucas Celestino, orientados pelos professores Maurício Conceição Mario e Cláudio Fernandes.

Na categoria Preservação Ambiental, o tema premiado foi o estudo e p reaproveitamento de água utilizada em lavadores de roupas por meio de sensores de turbidez. “A automação do reuso da lavadora poderá ser acoplada a qualquer máquina de lavar. A ideia é que uma cisterna adicionada externamente armazene a água dispensada na lavagem  de roupas que, depois, poderá ser aproveitada para outras atividades”.

O trabalho foi apresentado pela aluna de Engenharia Eletrônica Fabiane Iga Fagundes, orientada pelos professores Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araújo, Luís Fernando Pompeu Ferrara e Sabrina Martinez.

Pessoas com deficiências – Em outra matéria na mesma página, com o título “Projetos para quem tem deficiências se destacam”, é divulgado o o projeto dos estudantes de Engenharia de Produção da Unisanta. Guilherme Cardoso, Leonardo Delfino, Matheus da Silva, Rodrigo Henriques e Vitor Miranda, que  desenvolveram uma caneca que absorve os tremores para quem tem Mal de Parkinson.

Feito de policarbonato, a peça conta com uma massa de inércia na parte inferior e tem a alça presa ao corpo por meio de molas. A massa da inércia tem a função de manter a estabilidade na caneca, e o sistema de molas, de absorver o tremor das mãos.

Os estudantes calculam que a caneca poderá ser vendida por cerca de R$ 50,00 cada. “São pessoas que gastam bastante com medicamento. Então, já pensamos formas de fazer do nosso produto ser mais ou menos esse”, explica Leonardo.

O trabalho, vencedor de uma das categorias do Prêmio Universitário Inovador, do Neorama, Projeto da Fundação Parque Tecnológico em parceria com a Prefeitura,  foi orientado pelo professor José Carlos Morilla, coordenador do curso de Engenharia de Produção.

Em segundo lugar no Neorama  está o grupo de alunos de Engenharias Mecânica e Eletrônica que se uniram para desenvolver um sistema de movimentação automática do leme em um caiaque, voltado para pessoas com deficiência.

O caiaque dispõe comunicação wi-fi entre botões instalados no remo e um motor que converte o impulso elétrico no movimento mecânico do leme. “Estamos mantendo conversas com uma empresa que faz embarcações personalizadas. Além disso, faremos novos testes com pessoas com deficiência e atletas paralímpicos”, explica Walter dos Santos, aluno de Engenharia Eletrônica da Unisanta.

Além do Walter, o projeto foi criado pelos alunos: Edvan Lima da Silva, Rodrigo Galhego, Paulo Henrique Gomes Vellozo (Engenharia Eletrônica), Paulo Vaz Oliver Damman e Gabriel Correia (Engenharia Mecânica).

Os estudantes foram orientados pelos professores Sabrina Martinez, Luiz Ferrar, Carlos Alberto Amaral Moino e Valmir Demarchi.

As entrevistas foram publicadas  no jornal A Tribuna, folha A-8, Cidades, nesta terça feira (13).