Além das palestras sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), foram abordados temas como o café, a riqueza de espécies e a composição florística das hepáticas do Parque Estadual da Serra do Mar

Com o tema PANCs (plantas alimentícias não convencionais), o Herbário da Universidade Santa Cecília realizou a segunda edição do Café com Botânica. O evento, que aconteceu no Consistório da Unisanta, nesta quarta-feira (4/9), contou com palestrantes como Renato Xavier, biólogo do Herbário do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e Hallyson Ramos, barista do Museu do Café.

O II Café com Botânica ofereceu quatro palestras e um minicurso, além de degustação das PANCs e de cafés, preparados por Hallyson Ramos. Sobre a importância do evento, ele disse que o mais importante é a experiência de compartilhar o conhecimento e fazer com que os alunos entendam mais sobre o café, junto da parte sensorial do produto.

A importância de um evento como esse foi ressaltado pelo professor do Mestrado de Ecologia, Fábio Giordano. “Atividades complementares e atividades de extensão da universidade são fundamentais na composição da formação de um aluno. É uma oportunidade única para que esse aluno tenha, além daquele conteúdo em que ele está habilitado na sua formação, todo o conhecimento de uma outra área. Hoje, por exemplo, nós estamos aprendendo aqui muitas coisas sobre o café, sobre as plantas alimentícias não convencionais, sobre pequenos vegetais chamados de briófitas. Dificilmente você desenvolveria esse conteúdo na sala de aula. ”

A estudante de Ciências Biológicas, Tifany Morini, ressaltou como um evento tratando sobre PANCs pode abrir o leque de opções das pessoas. “A gente está tão acostumada a comer sempre as mesmas coisas e está abordando essa área de plantas alimentícias não convencionais. Isso abre novas opções para nossa alimentação também”.  Tifany mencionou os ensinamentos sobre o modo correto de fazer café, ensinados na ocasião. “A gente faz em casa no automático e não tem ideia de que está fazendo errado, então, é muito legal”.