Confira a trajetória de sucesso do ex-aluno e professor de Engenharia Civil da Unisanta

Assumir mais uma vez a responsabilidade pelos projetos de pontes e viadutos do Trecho Norte do Rodoanel é mais um dos desafios do professor e ex-aluno de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ibere Martins da Silva. O engenheiro trabalha na Engecorps, empresa que faz parte do consórcio Planservi/Engecorps/Typsa, responsável pelos lotes 4 e 5, do Trecho Norte do Rodoanel.

Com área total de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, a nova estrada terá circulação diária estimada de 65 mil veículos, sendo 30 mil deles caminhões (60% retirados da marginal Tietê). O desenho apresenta sete túneis e 111 obras de arte especiais (pontes e viadutos).

Destaque no País
Mas, a trajetória de sucesso na área de Engenharia teve início quando Ibere ainda era recém-formado. Com apenas 25 anos, conquistou a nota mais alta de Engenharia Civil, em todo o País, obtida no Exame Nacional de Cursos (Provão), em 1998. O ex-aluno da Unisanta conseguiu 98,5 de pontuação, para o máximo de 100 pontos. No Brasil, a média individual nos cursos de Engenharia Civil ficou em torno de 28 pontos e, em São Paulo, 31,5. Foram 5.308 alunos que prestaram a mesma prova, em todo o País.

Para ele, a formação em Engenharia Civil fez parte da sua transição do menino sonhador para o profissional com resultados. “A principal contribuição da Unisanta foi propiciar-me o contato com um corpo docente selecionado e especial, do qual tirei várias lições e aprendi a imitar no que julgava apropriado. Vários dos meus ex-professores tornaram-se amigos dentro e fora da profissão”, afirma.

Após terminar o mestrado na área de Estruturas, na EPUSP, foi convidado para ingressar na Outec Engenharia, onde ficou por seis anos em contato com projetos desafiadores. Entre os principais empreendimentos desenvolvidos neste período estão: a ponte Brasil-Peru na Rodovia Interoceânica e a Interseção do Complexo Jacu-Pessego com a Rodovia Ayrton Senna, em São Paulo.

Em seguida, trabalhou com obras industriais de celulose e petroquímica na Conestoga, Rovers & Associados Engenharia. Na sequência, voltou a Santos e montou um escritório de projetos. Além de atuar na elaboração de laudos e avaliações, trabalhando como consultor para o IPT e para ex-alunos no Vistoria.Final e na Fecap Telecomunicações.

Iberê também se destaca na área acadêmica. Ele já ministrou diversas aulas no curso de Engenharia Civil da Unisanta, na área de Estruturas, e hoje é responsável pelas cadeiras de Construções de Concreto Armado II e Estática das Estruturas I. Participa também da comissão de estudos para revisão da norma brasileira ANBT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto.

Sobre a obra 

O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele começa na confluência com a da avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116).

O trecho, que atravessa os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá, prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Os quatro trechos interligarão as 10 grandes rodovias que chegam à Capital: Bandeirantes (SP-348), Anhanguera (SP-330), Presidente Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), Régis Bittencourt (BR-116), Imigrantes (SP-160), Anchieta (SP-150), Ayrton Senna (SP-070) e Presidente Dutra (BR-116) e Fernão Dias (BR-381).

Ao todo, o Rodoanel atravessará 17 municípios. No Oeste, São Paulo, Embu, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana do Parnaíba; no Sul, Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá; no Leste, Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. E, no Norte, São Paulo, Guarulhos e Arujá.