Crédito: Viviane Hipolito

A doença é a maior indicação para transplantes de fígado no Brasil, segundo o dr. Márcio Dias Almeida,  um dos especialistas presentes na Jornada Júlio Amarelo, realizada na manhã desta quarta-feira (24/7), com apoio da Unisanta.

colaborou, Julia Mayorca*

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi sede da Jornada  Julho Amarelo,  realizada na manhã desta quarta-feira, no auditório do Bloco E, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o  combate às hepatites virais. A campanha foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A Hepatite C é uma doença comum. Hoje em dia, é a maior indicação de transplante de fígado no nosso país ”, afirmou o  coordenador médico da equipe de transplantes de fígado do Hospital Albert Einstein, o hepatologista Dr. Márcio Dias Almeida.

Dias Almeida comentou sobre o tratamento da doença. “Existe tratamento altamente eficaz para o vírus, mas lembramos  que, muitas vezes, a gente trata o vírus já em uma fase em que o paciente já tem sintomas e,  apesar de conseguirmos  matar o vírus, a cirrose continua lá”, observou.

“A fila para transplantes é grande, e a gente não tem capacidade de suprir o número de doadores, infelizmente,” explicou  o dr. Márcio Dias Almeida.

O evento reuniu diversas personalidades da área da saúde, em âmbito nacional. Entre os temas abordados estavam  diagnóstico da doença, transplante de fígado, cobertura vacinal e fibrose avançada.

A Jornada foi gratuita e voltada a profissionais de saúde do Município. Com o início marcado para às 8h30, a programação começou  com o painel “Propostas Políticas do Ministério da Saúde para as Hepatites B e C”, com  a dra. Karen Cristine Tonini, representante do Ministério da Saúde.

Outros palestrantes: o dr. Dimas Carnaúba, infectologista do CRT Santa Cruz e do Hospital de Transplantes de São Paulo (A Importância do Diagnóstico para Hepatite C);. Marcos Caseiro, médico do CCDI/DEVIG/SMS (Tratamento da Hepatite B – situação atual e perspectivas).

No final, o enfermeiro Alez Charleaux Amorim, coordenador de imunizações SMS, falou sobre a “Cobertura Vacinal e Estratégias de Imunização”.

*Orientado por Elaine Saboya

Crédito: Viviane Hipolito