Também haverá apresentação na Vila do Teatro e nos ônibus urbanos

Há doze anos ininterruptos uma maneira então inusitada de representação teatral, realizada em forma de Auto de Natal, As Cirandas de Maria, vem sendo desenvolvida em Santos pelo grupo Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O grupo tem como característica, das suas apresentações, o teatro de itinerância, no qual os espaços de palco e plateia são os ônibus urbanos que transitam pela cidade, literalmente tomados de assalto pela trupe para suas representações.

Esta ação, que acontece geralmente no período correspondente aos festejos relativos ao ciclo natalino, é denominada pelo grupo como Projeto Limites, Dramaturgia para ônibus Urbano. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Cultura, a Viação Piracicabana e a Universidade Santa Cecília. Neste ano, ganha o apoio do Museu do Café.

Bolsa do Café – O auto de natal será apresentado inicialmente, sob a forma de teatro de rua, nas calçadas do Museu do Café (antiga Bolsa do Café), na próxima terça-feira (18), às 13 horas, onde voltará a se apresentar no dia 22, às 16 horas. As apresentações serão gratuitas.

Outras apresentações

Vila do TeatroBrindando a classe teatral, o grupo vai apresentar seu trabalho no Sarau de Natal realizado pelos artistas que ocupam os espaços da antiga CPFL, na praça dos Andradas, conhecido como Vila do Teatro. Dentro da programação do Sarau, o Cirandas de Maria vão se apresentar às 18 horas do dia 21.

Ônibus – No seu formato tradicional, apresentações nos ônibus urbanos, o espetáculo poderá ser conferido pelos usuários do transporte que transitam pela orla da praia, entre o José Menino e a Ponta da Praia, que serão realizadas no dia 22 de dezembro, no período entre 10 da manhã e 13 horas. Neste dia, acontecerão dez apresentações.

Atendimento à Imprensa

O grupo fará duas paradas estratégicas para receber convidados e imprensa, com uma amostragem coringa nestes locais. A primeira, às 11 horas, na parada de ônibus ao lado da Praça das Bandeiras, sentido Ponta da Praia. A segunda, ao meio dia, no ponto próximo ao Aquário Municipal, sentido José Menino.

O auto foi criado pelo grupo especialmente para o período natalino, e narra de forma leve e festiva, através de rimas e cantorias, a busca das pastoras que, vindas do Egito, tentam encontrar o lugar onde acontecerá o nascimento do Deus menino. Pelos caminhos deparam-se com toda sorte de acontecimentos, sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos.

O espetáculo desenvolve-se através do gênero Auto Pastoril, tendo como característica básica o acento regionalista calcado nas tradições nordestinas referentes aos folguedos destinados a celebrar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo, cujas bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII e que, no Brasil, foram introduzidas pelos jesuítas durante o período da nossa colonização.

Para maiores Informações, fotos e contato:

Assessoria Unisanta- assecom@unisanta.br ou Gilson de Melo Barros – 9101-6124.