O Grupo de Pesquisas em Termo-Fluido-Mecânica do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) teve artigo publicado na revista técnica Industrial & Engeneering Chemestry Research. A publicação possui o título de Qualis A1 da Capes, nível máximo no ranking de revistas científicas no mundo.

Com o tema Coeficiente externo de transferência de calor por convecção em tanques de mistura utilizando chicanas verticais tubulares, o artigo teve como objetivo suprir a carência literária e a necessidade industrial de projetos de tanques com aquecimento.

De acordo com o Prof. Vitor Rosa, integrante do Grupo de Estudos, “os tanques com agitação são equipamentos utilizados em larga escala na indústria química, petroquímica, alimentícia, têxtil e mineral, como por exemplo, em reatores químicos na produção de polímeros, resinas, tintas, detergentes, fertilizantes, margarina, maionese e ketchup. São usados como tanques para preparação de suspensão de sólidos para bombeamento, cristalização, diluição e sedimentação”.

Fazem parte do Grupo, os docentes Dr. Thiago César de Souza Pinto; Dr. Deovaldo de Moraes Júnior; Dr. Aldo Ramos Santos; Dr. Luis Renato Bastos Lia; Ms. Carlos Alberto Amaral Moino; Drª. Karina Tamião, além do Prof. Vitor Rosa.

A apresentação do artigo pode ser lida, em inglês, no site: http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/ie301841q