A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu, na manhã desta quarta-feira (4/5), representantes do Greenpeace que vieram diretamente de Brasília para analisar, no Laboratório de Estruturas, modelos de VANTS – Veículos Aéreos Não Tripulados criados pelo técnico de laboratório Floriano Peixoto.

Segundo o engenheiro agrônomo Edwin Keiser, o objetivo de sua vinda, junto com as também representantes Renata e Melissa, é observar o funcionamento dos veículos para operações de fiscalizações aéreas. “Estamos observando alguns projetos relacionados ao meio ambiente, que contam com tecnologia avançada, aeronaves para monitorar regiões que sofram impactos ambientais”, afirmou Keiser.

O engenheiro levantou dois pontos importantes, que os fizeram ter interesse nas aeronaves produzidas pelo professor da Unisanta. “O primeiro é melhorar alguns pontos de observação da Floresta Amazônica. O segundo, é coletar informações que possam ser úteis no combate à devastação do meio ambiente. Com essa tecnologia, podemos melhorar nossas informações em casos como a exploração de madeira, terras, o próprio avanço do desmatamento, a agricultura. Precisamos de um melhor monitoramento, queremos mostrar o desmatamento e os problemas da Amazônia para o mundo todo”.

Edwin Keiser salientou que os veículos não serão apenas para a fiscalização da Amazônia. “Queremos mostrar também os problemas que envolvem setores urbanos, zonas costeiras, manguezais e também a segurança na área do pré-sal. Sempre com um foco ambiental”, finalizou.