Não é difícil encontrar quem curte o universo das ilustrações, caricaturas e animação, ainda mais com os inúmeros recursos dos sofisticados programas de computação gráfica. Seja em filmes da telona como A Era do Gelo e o recém lançado Rio, como em livros, revistas, jornais e comerciais de tv, as animações e ilustrações têm revelado talentos e consolidado o trabalho de artistas gráficos, a exemplo de Bill Silva, que participa do Fun For Fan, na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O evento, que comemora os 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília e os cinco anos do curso de Produção Multimídia, acontece neste sábado (23) e domingo (24), sendo considerado o maior do gênero já realizado na região. Haverá palestra sobre quadrinhos, animações, concursos de desenho, caricaturas ao vivo, mesas de RPG, videogame, cardgame, basquete e desfile Cosplay, batalha campal com espadas de espuma, além da apresentação de bandas de rock e do HEDNIR.

Carreira – Como todo mundo, Bill Silva começou a desenhar antes de escrever, mas o desenho sempre foi a grande paixão desse autodidata, que há mais de 14 anos trabalha como artista gráfico. “Quando acabava de ver um desenho animado na televisão, corria para desenhar o que tinha visto”, lembrou Silva ao comentar sobre sua arte.

Aos 22 anos, decidiu viver profissionalmente do desenho e passou a criar ilustrações para jornais literários. Seu talento abriu portas e logo Silva entrou para valer no mercado e sentiu a carreira tomar um impulso ao trabalhar com agências de publicidade. Mas sua arte não ficou apenas no papel. O gosto pela animação o levou a criar vinhetas para a TV.

Entre seus trabalhos que deram ainda mais projeção estão as ilustrações para a edição comemorativa aos 500 anos do Brasil, produzida pelo jornal A Tribuna, e a criação dos personagens dos livros infantis Tudo é Possível e O Segredo da Longa Vida, da escritora e presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira Furlani.

Bill acredita que o mercado para o artista gráfico na Baixada Santista está em crescimento e revela: “quero fazer o curso de Produção Multimídia da Unisanta para continuar crescendo profissionalmente”.

O Fun for Fan tem apoio da Gibiteca Municipal de Santos e dos grupos Animelan e Amigos da Cultura.

Confira a programação

Algumas fotos do evento