A apresentação pública do estudo O Mercado de Trabalho no Porto de Santos, primeira da série de pesquisas do Projeto Porto Universidade, e um Painel de Debates com especialistas e líderes sindicais são os principais destaques do Fórum “Mão-de-Obra e Histórico da Movimentação Portuária”, que acontece nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, às 19 horas, no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar.
O evento contará com a presença de autoridades políticas, sindicalistas, empresários, professores e universitários. A reitora da UNISANTA, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e o diretor da Faculdade de Administração da Universidade, prof. Júlio Simões Júnior, estarão presentes durante a solenidade de abertura.
Organizado pelo IMPACTO (Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional), em parceria com 14 instituições de ensino superior do litoral paulista, o evento reunirá diversos especialistas do setor para comentar os resultados do levantamento desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT). O deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa é o idealizador do Projeto Porto Universidade.
Além desta pesquisa serão realizados mais três estudos: Impacto das Atividades Portuárias na Economia da Baixada Santista, Porto-Cidade e Porto do Futuro, que serão somados aos conteúdos dos seminários na elaboração de um relatório final. Depois de pronto, o documento será entregue às autoridades governamentais, universidades e sindicatos. As pesquisas têm o patrocínio das empresas Santos-Brasil, Rodrimar, Libra Terminais e TECONDI

Programação – Antes da cerimônia de abertura haverá a apresentação da Banda Escola de Cubatão (BEC), projeto social da Região que já revelou dezenas de talentos musicais. Formada por jovens de 6 a 22 anos, a banda mostrará a platéia o talento de seu grupo de cordas formado por oito jovens.
Também será realizada a mostra itinerante do Museu do Porto, com peças e artefatos históricos, como o decreto de Princesa Isabel que autorizou a licitação para as obras de construção do complexo portuário e obras do pintor Benedito Calixto que estarão expostas no local.
Os interessados em participar do Fórum não precisam fazer inscrições prévias. O cadastramento de convidados e autoridades será feito no pátio principal do edifício, antes do início das atividades. Mais informações pelo telefone (13) 3222-9300 ou pelo site www.portouniversidade.com.br.