Os dois atletas são considerados promessas para as próximas Olimpíadas.

Felipe Ribeiro e Matheus Santana estrearam com medalhas de ouro no XXIV Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado na cidade chilena de Valparaiso.

Na noite de quinta-feira, Matheus Santana (51s20) venceu os 100m Livre Masculino Juv.B – 1) e Felipe Ribeiro de Souza (58s14) os 100m borboleta (Juv. A). O torneio reúne atletas de 14 e 15 anos (na categoria Juvenil A) e de 16 a 18 (no Juvenil B).

Matheus faz parte da equipe brasileira Juvenil B e é uma das promessas de medalha nas Olimpíadas de 2016. Em 2012, bateu o recorde dos 50m do Troféu Chico Piscina, que era de Cesar Cielo, o feito lhe rendeu o apelido de Novo Cielo.

Felipe nada pela equipe Juvenil A e foi eleito o Melhor Atleta das Olimpíadas Escolares 2012 – 12 a 14 anos, categoria masculina, pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Conquistou medalhas de ouro em quatro campeonatos, na categoria Infantil II, em 2012: quatro medalhas no Campeonato Paulista Infantil de Inverno; quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno; três medalhas nas Olimpíadas Escolares e três medalhas no Troféu Chico Piscina.

O Brasil, representado por 48 nadadores, estreou com 18 medalhas, no primeiro dia de finais (9 ouros e 9 pratas). A competição, realizada na Escola Naval, acontece de 14 a 17/03.