No último dia 28 de março, os alunos do 4º ano do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp – Unisanta) participaram de uma aula de futevôlei na praia de Santos, para conhecer melhor o esporte, suas variações e as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

A atividade ocorreu através da disciplina de Esportes de Praia, do professor Alexandre Galvão. De acordo com o profissional, a finalidade da aula foi proporcionar aos futuros educadores físicos, vivências nos esportes que acontecem na Orla de Santos, utilizando dos esportes de praia como meios pedagógicos para uma educação completa.

“Eles conseguem colocar o que estudaram em sala de aula na prática, na praia. Além da extensão, que é proporcionar para a comunidade essa experiência. Então, na Fefesp Unisanta, nós pensamos nessa tríade: educação, prática e extensão”, completou o professor.

A aula aconteceu no “Centro de Treinamento Na Orla” (CT Na Orla), ministrada pelas fundadoras e professoras de futevôlei do CT, Daniele Aparecida e Lorena Rezende. As duas profissionais são formadas no curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília, no ano de 2024.

“Quando eu cheguei na Fefesp, eu já me apaixonei, os professores são maravilhosos e o ensino lá é diferenciado. Hoje poder trazer o conhecimento que a gente teve para os alunos é muito gratificante porque é algo que a gente carrega junto. O futevôlei é muita empatia, tem que ser muito receptivo com o outro para conseguir jogar, então a Fefesp, os professores e a direção trazem isso para a gente também”, ressaltou Daniele.

Lorena destacou a importância de ensinar sobre os esportes de praia. “Existem vários benefícios: o contato com a natureza, a mobilidade e agilidade, movimentação dos membros inferiores e superiores, além da parte cardiovascular, cognitiva, física e fisiológica”.

“A gente jamais imaginou que um dia ia estar passando o nosso conhecimento para os alunos, é uma troca muito boa, a gente se vê neles e, ao mesmo tempo, passa um pouco da nossa vivência”, completou.

Diego Paz, aluno do 4º ano da Fefesp, ressaltou sobre a experiência: “Eu achei legal, principalmente pelo fato da gente ter a vivência na prática, ao invés de apenas a teoria na sala de aula. Aprender dessa forma, principalmente no ambiente da praia, torna tudo mais fácil”.

Gabriel Agapito, aluno e atleta de futevôlei que irá representar o curso de Educação Física nos Jogos da Unisanta de 2025, destacou: “A prática tem sido ótima, vivenciar isso dentro da faculdade e o professor trazer os alunos para poder vivenciar o esporte é muito bom”.