Ex-ministro da Saúde, Prof. Dr. Ademar Arthur Chioro, ministra aula inaugural de Fisioterapia

587

Chioro, professor do curso, falou sobre o SUS. A ex-aluna Tatiane Vieira do Carmo Melo também fez palestra sobre Saúde da Família e Comunidade.

O curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) promoveu duas palestras na manhã desta segunda (5/2), no Auditório do Bloco E. Com o tema “Atenção básica a saúde e a Estratégia de saúde da família”, o Ex-ministro da Saúde, Dr. Ademar Arthur Chioro dos Reis, professor do curso, conversou com calouros e veteranos sobre a importância da profissão na atenção básica a saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Abordou, também, o papel que o fisioterapeuta exerce nas atividades preventivas à comunidade.

Doutor em Saúde Coletiva, Chioro foi secretário de saúde do município de São Vicente (1993-1996) e do município de São Bernardo do Campo (2009- 2014).Presidiu o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três anos, foi diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003- 2005) e ministro da Saúde do Brasil (2014- 2015) .

Saúde da Família – A segunda palestrante foi a Dra. Tatiane Vieira do Carmo Melo, especialista em Gerontologia Clínica na Unisanta; em Preceptoria no SUS, pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; em Fisiologia do Exercício na UNIFESP. Fez os cursos de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Foi preceptora da residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade no SESAP (Secretaria de Saúde Pública). E fisioterapeuta no NASF (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), ambas  em Praia Grande.