Exemplo de sucesso na vida acadêmica e profissional, Sérgio Fernando Tadeu,  ex-aluno de Ciência da Computação, hoje Sistemas de Informação, voltou para fazer disciplinas de  engenharia civil na Unisanta, o que o credenciou a fazer o mestrado na Universidade de Coimbra, em Portugal, e, agora, o doutorado.

Sergio Fernando Tadeu é um bom exemplo de preocupação em aprender sempre e de pessoa interessada em ampliar sua área de conhecimento. Em 1987, foi da primeira turma de Ciência da Computação na Universidade Santa Cecília (Unisanta), curso chamado hoje de Sistemas de Informação.

Foi instrutor de informática no Exército, trabalhou muitos anos na Siemens e em outras empresas de tecnologia, em cargos de liderança e pensou em ampliar seus horizontes. Colocou seu plano em prática, com determinação. Já havia concluído uma pós-graduação em Gestão de Qualidade. Pensou em fazer Engenharia Civil na Unisanta, onde fez disciplinas que o habilitaram a ser aceito no Mestrado em Portugal, na área de Edifícios.

Fez um MBA em Desenvolvimento Gerencial e depois partiu para cursos de stricto sensu, em Portugal. Sua área de interesse atual: regulamentação moderna de edifícios quanto à eficiência energética, sustentabilidade e ambiente urbano. Esse é um tema em que países da União Europeia estão muito adiantados, com leis e padrões rígidos, afirma.

Energia e sustentabilidade

Com dupla nacionalidade, pois descende de portugueses, não teve dificuldades em estudar e se adaptar naquele país. O Mestrado, na Universidade de Coimbra, completou em dois anos, em 2013, sobre Energia para a Sustentabilidade em Edifícios e Ambiente Urbano. Tema da dissertação: A rentabilidade do uso de energias renováveis na reabilitação de edifícios residenciais unifamiliares.

Com bolsa do CNPq, está fazendo doutorado, que terminará em 2015, em PhD Researcher in Civil Engineering at ITeCons – , no Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção, da Universidade de Coimbra.

Nos seus planos, está o de retornar ao Brasil, morar em São Paulo e dar aulas na graduação e pós-graduação em Santos. Elogia o curso superior que fez na Unisanta, “de conteúdo forte”, que lhe abriu as portas para a vida profissional e acadêmica.

Publicações: Environmental Assessment of Alternative Options for the Roof Retrofit of an Historic Building;

Conference Proceedings of CINCOS’12 – Congress of Innovation on Sustainable Construction 2012September 2012.