O livro “O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro” (Editora Ekográfica), será lançado em Santos no próximo dia 2 de outubro, na Livraria Realejo, às 18h30 horas, e na Livraria da Vila, em São Paulo, no dia 3.

Hoje editor-chefe do jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP), interior de São Paulo, Arnon conta, no livro, a trajetória de um dos ícones do jornalismo brasileiro, objeto também de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  ao se diplomar no Curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). José Hamilton Ribeiro é um dos mais conceituados jornalistas brasileiros,  vencedor de diversos prêmios Esso.

Arnon Gomes conta que não foi fácil, para ele, chegar ao cargo atual. “O Curso de Jornalismo da Unisanta  foi fundamental e uma etapa marcante da minha vida. Foi um longo caminho”, afirma.

Ele está na Folha da Região há nove anos, desde abril de 2006, pouco mais de um ano depois de formado. “Aqui, comecei como repórter de Cidades. Depois, passei para repórter de Política. Até que, em 2010, passei a editor. Por três meses, em Brasil/Mundo. Depois, ainda naquele mesmo ano, em Cidades”. Em 2011, começou a editar Política e a assinar a coluna dos bastidores políticos, o “Periscópio”, uma das mais tradicionais da publicação, existente desde 1977”.

Em 2012, Arnon foi promovido a editor-executivo, posto em que ficou até o dia 18/9/15, quando foi promovido a editor-chefe. “Tem sido um período de grandes desafios e trabalhos que me deram satisfação”. nesse período, fez participações esporádicas em programas jornalísticos da TV Araçatuba, emissora ligada à Folha. Agora, como editor-chefe, responderá por toda a publicação e projetos jornalísticos ligados ao jornal.

Desafios, livros e estudos

Sobre seus projetos futuros, Arnon comenta que, no momento, está focado em sua nova função na Folha da Região, e que,  mais para frente quer tocar seu trabalho na área de literatura.

“Tenho esse desafio que acabo de assumir, que é comandar uma equipe de quase 40 profissionais de um jornal de circulação diária em 43 municípios. Mas também quero levar adiante meus projetos na área da literatura aliada ao jornalismo”.

Em junho, foi  eleito para ocupar uma cadeira na Academia Araçatubense de Letras “A eleição se deu pelo fato de eu ter publicado três livros. O primeiro, ´Com véu de Alegoria, cem anos de Carnaval em Araçatuba´, lançado em 2008, coincidentemente, na mesma semana em que a cidade fez cem anos”.  Esta obra resultou de uma série de reportagens que fez sobre o assunto para a Folha. Com ela, ganhou um prêmio: Odette Costa de Cultura, na categoria Documentação da Vida Cultural.

Três anos depois, lançou a biografia do fundador da Folha, o jornalista Genilson Senche. O livro “Genilson Senche, homem de ideias e ação” fez parte de um projeto de resgate histórico do jornal, que fazia 40 anos na oportunidade. Atualmente, está escrevendo a biografia de um empresário da cidade, “que tem destacada atuação em projetos sociais”.

Estágios

Arnon Gomes comenta que fez muitos estágios antes de chegar na Folha da Região, tendo inclusive passado pela Santa Cecília TV enquanto ainda era graduando.

“Fiz estágio na rádio Cacique AM, Santa Cecília TV, na Unisanta e, por três meses, na Prefeitura de Santos (Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania). Em redação de jornal impresso, trabalho desde 2004, quando estava no último ano da faculdade”.

Estagiou no jornal A Tribuna, de Santos. Trabalhou como free-lancer, para o jornal Boqueirão e para a revista Beach&Co, de Bertioga. Até que, em outubro de 2005, após mandar currículos para vários jornais foi  chamado para fazer um teste de três dias na Folha da Região, em Araçatuba. A avaliação foi positiva, mas a contratação só seria feita em março do ano seguinte. Então, nesse intervalo (novembro/2005 – fevereiro/2006), trabalhou no jornal Comércio da Franca, de Franca (SP), onde foi contratado após ser chamado para um teste também. “De lá, saí para a Folha, onde estou até hoje”.

Unisanta

Na Universidade, destaca “o excelente corpo docente, com professores que tinham vasta experiência profissional e sabiam transmitir com clareza seus conhecimentos. O Curso me deu a oportunidade de enxergar o que é essencial para ser um bom profissional e deu suporte para fazer ótimos trabalhos, especialmente na produção de jornais laboratórios. Isso também, sem falar da ótima estrutura do Curso na parte prática.”

Um dos trabalhos que considera mais marcantes foi o seu TCC sobre a história de José Hamilton Ribeiro, que, agora, onze anos depois, consegue publicar em livro. “A própria presença dele no dia da apresentação do TCC, foi algo muito importante para o Curso”.

SERVIÇO – LANÇAMENTO

“O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro” (Editora Ekográfica).

Dia 2/10, Livraria Realejo, às 19 horas – Av. Marechal Deodoro, 2, Gonzaga, Santos.