O caderno Esportes do jornal A Tribuna de domingo (31/3) contou em pagina inteira de jornal a história do japonês Yasuyuki Asano, estudante de Educação Física na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e apaixonado pelo futebol brasileiro.

Essa paixão começou na copa do mundo de 1982, quando Asano tinha apenas 9 anos. Desde então, seu sonho era se tornar jogador de futebol no Brasil. Aos 18, veio para o país, onde jogou como goleiro em times do interior. Em 2011, por ser fluente em português, a Federação Japonesa de Futebol o indicou para ser intérprete do Santos F.C, no Mundial de Clubes da Fifa.

Asano morou no Brasil de 1991 até 1994, quando surgiu o Plano Real e a moeda brasileira foi equiparada artificialmente à norte-americana. “Foi como se dois terços das minhas reservas tivessem desaparecido”, declarou ao jornal A Tribuna. Desiludido, foi para Bolívia, onde assinou contrato com o The Strongest, porém a altitude de La Paz, a nova cultura, e o novo idioma acabaram com suas expectativas.

Mas a bagagem cultural lhe rendeu bons frutos no Japão, como por exemplo, um posto na TV Japonesa, no qual usava seu espanhol na restransmissão dos sinais da liga espanhola. Também foi para Espanha cursar Administração Esportiva. Apesar disso, o tempo estava passando e seu sonho de fazer carreira como goleiro no Brasil foi se distanciando, mas, em 2011 tudo mudou com a oportunidade de ser intérprete da delegação do Santos. “A gente nem acreditou quando ele disse que queria morar no Brasil”, relembra o assessor de imprensa do Santos F.C, Fábio Maradei, para o jornal A Tribuna.

Hoje, aos 40 anos, Asano cursa o primeiro ano de Educação Física na Unisanta. Agora seus sonhos são outros, quer ser técnico de futebol ou preparador físico. “Quero ser o primeiro treinador japonês no Brasil”.

Foi o preparador físico do Santos F.C, Ricardo Rosa quem lhe sugeriu estudar Educação Física e recomendou-lhe a Unisanta, em Santos.