A reunião será para técnicos da Prefeitura, da Defesa Civil de Santos, da Sabesp e da Universidade Santa Cecília, a partir das 9 horas, no Consistório.

As primeiras aplicações do Projeto Internacional Mywater, voltado à gestão das bacias hidrográficas,  visando preservar a água potável e as necessidades da agricultura, serão  apresentadas  nesta sexta-feira (11/10), na Universidade Santa Cecília (Unisanta), para técnicos da prefeitura de Santos, da Defesa Civil, da Sabesp e da Universidade, das 9 às 11h30, no Consistório.

O Prof. Dr.  Pedro Chambel Leitão, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, falará sobre as aplicações do Mywater em estudos de casos na Europa e no Brasil, no estado de Minas Gerais. Ele é pesquisador do Centro de Ambiente Marítimo e Tecnologia daquele Instituto.

Mywater é uma plataforma que utiliza ferramentas de computação (modelagem hidrogeológica), com informações meteorológicas,  observação da Terra por satélites, entre outros indicadores, como umidade do solo, evaporação e cobertura vegetal, além de áreas ocupadas pelo homem.

Após a palestra de Chambel Leitão, a coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH) da Unisanta, Profª Me. Alexandra Sampaio, mostrará os estudos desse Núcleo sobre a modelagem hidrodinâmica do estuário de Santos e São Vicente, que avaliou o transporte de sedimentos e de poluentes pelas marés e sua circulação no estuário de Santos e São Vicente.

O tema foi objeto do Mestrado de Alexandra pela USP.  O NPH  esta integrado à 1ª Avaliação Global dos Oceanos da ONU, que será realizada no final de outubro na Costa do Marfim, na África.

A plataforma Mywater pretende estabelecer “cadeias de serviços quase automáticos, adaptados ao usuário, sobre necessidades de água potável (quantidade e qualidade) para consumo e para a agricultura, cenários de inundação e desertificação etc”, informa o site oficial do Projeto.

A proposta é reunir informações confiáveis para a gestão da água, criar capacidades de previsão sobre os recursos hídricos e otimizar custo/benefício do monitoramento, entre outros objetivos.