A Universidade Santa Cecília (Unisanta) prestou homenagem ao saudoso engenheiro e professor Luiz Gonçalves Clemente, que teve seu nome vinculado ao Escritório Modelo de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta.  O ato, realizado dia 19/5, com a presença da família do professor falecido em 2003, e o descerramento da placa ocorreram no 5º andar do Bloco M da Universidade.

O evento celebrou os 40 anos do curso de Engenharia da Instituição e os 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília. Ingrid Clemente, a viúva do homenageado, agradeceu comovida a placa que  presta um tributo ao trabalho do marido, um homem que se destacou  como professor, engenheiro, pai e amigo, além da coragem que demonstrou, “trabalhando  até o fim”.

Estavam  presentes os filhos  de Ingrid e do professor homenageado,  Luiz Carlos Augusto Clemente e Luis Eduardo Gonçalves Clemente, além da nora Daniele Figueiredo Clemente. A escolha do homenageado foi unânime por parte do corpo docente e alunos que conviveram com ele. Engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da USP, Clemente começou como professor, no curso de Engenharia Operacional da Unisanta, em 1975, chegando à chefia do Departamento de Engenharia Civil, atual coordenação. Lecionou por 28 anos, até 2003, ano de seu falecimento.

Foi responsável pela criação do Escritório Modelo da Engenharia Civil. Além de lecionar, Clemente teve grande participação nas obras do Metrô de São Paulo, onde atuou como projetista de estrutura e teve a oportunidade de representar a empresa no Comitê da ABNT para a criação da Norma de Concreto Armado NOBRE 6118/2003.

De acordo com o professor de Engenharia José dos Ramos, que conviveu com Clemente por aproximadamente 25 anos e está na Unisanta desde 1979, tendo já atuado como coordenador do curso, a homenagem é mais do que justa. “Além de ter um relacionamento correto e amigável com alunos e professores, ele dominava qualquer assunto de sua área. Era um ser humano irrepreensível”, comenta.

Escritório Modelo – Implantando há 17 anos, o Escritório Modelo de Engenharia Civil da Unisanta foi criado para dar uma visão real das atividades do engenheiro por meio do estudo de casos de projetos e do dimensionamento de estruturas.

Além de possibilitar a prática profissional, o escritório tem como proposta a execução de projetos de cunho social, uma vez que são atendidos, gratuitamente, pedidos de instituições de caráter beneficente como creches, escolas, locais de culto e associações de moradores.

A partir de 2003, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo passaram a desenvolver projetos em conjunto com a Engenharia Civil. O arquiteto Edison Fernandes e o engenheiro Pedro Manuel Marcão supervisionam as atividades.

Alguns projetos – Em andamento, o Programa de Revitalização na Região Central Histórica de Santos – o Alegra Centro – conta com projetos e outras atividades desenvolvidas por alunos de Arquitetura e Engenharia Civil da Unisanta. Entre os objetivos está a elaboração de estudos preliminares arquitetônicos para cerca de 200 habitações coletivas (cortiços), em condições precárias e insalubres, localizadas nos bairros do Centro, Valongo, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias.

Também receberam projetos da Unisanta, o Instituto Histórico e Geográfico de Santos, a Casa de Repouso Lar Vicentino, Assistência à Infância – Gota de Leite de Santos, Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais, Associação Equoterapia de Santos, APAE, Creche da Santa Casa, Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira e o Sest Senat, entre outras instituições e entidades.