Nesta sexta-feira (6/6), quatro profissionais de Engenharia Química participarão da banca examinadora de dois Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) do Curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O primeiro TCC a ser apresentado será sobre mineroduto.  Integram a banca Edinaldo Pereira da Silva, engenheiro de Processo Senio, que atua como gerente de projeto na Petrocoque e o prof. engenheiro Vitor da Silva Rosa. A orientadora da pesquisa foi a profª. dra. Marlene Silva de Moraes.

Suspensão de minérios é o tema do segundo trabalho, que terá na banca examinadora Antonio Pousa, engenheiro líder de área de Produção da Unipar/Carbocloro e o engenheiro MSc. Antonio Conceição, consultor da MBR Engenharia, orientador do trabalho.

As apresentações são abertas ao público e serão realizadas a partir das 19h, no Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277).

Outras apresentações – No dia 29 de maio, foi apresentado o TCC sobre a tecnologia de transporte pneumático de milho em grão. O trabalho foi avaliado pelo engenheiro da Petrobras Vanderlei Aparecido Tavares. A orientadora foi a profª. dra. Karina Tamião de Campos Roseno. A profª. dra. Marlene Silva de Moraes e o engenheiro Yuri Juskevicius Correia Martins integraram a banca examinadora.

No dia 30, foram apresentados outros três trabalhos. O primeiro apresentou pesquisa envolvendo a utilização do fosfogesso como isolante térmico, orientada pelo prof.  Aldo Ramos Santos.  Na banca estava Roberto Cerqueira, engenheiro da Vale Fertilizantes.

O segundo trabalho versou sobre a tecnologia da degradação da vitamina C por agitação e contou com a presença do médico, pesquisador e cirurgião plástico Rogério Porto. O orientador foi o também médico Ricardo Seixas. A banca foi complementada pelos graduandos Luis França Neto e Gabriel Peri Rocha dos Santos.

O último trabalho da noite teve como tema o transporte de óleo pesado pela técnica do anel envolvente de água (core annular flow), orientado pelos engenheiros Renan Duarte e Luis Laranjeiras.  Integraram a banca a engenheira e gerente da área de Escoamento e Integridade Submarina da Petrobras Juliana Bregenski Schuhli e o prof. dr. Aldo Ramos Santos, que integrou os quadros da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão – RPBC.

Todos os convidados elogiaram a relevância dos trabalhos, a infraestrutura propiciada pela Unisanta, a diretoria da Engenharia e Coordenação do Curso de Engenharia Química. Eles enfatizaram o cuidado na construção dos equipamentos de pesquisa, o conhecimento demonstrado pelos graduandos nas apresentações e no texto escrito, segundo normas da ABNT. Destacaram também as orientações.

Os equipamentos tiveram o suporte técnico dos profissionais Volnei de Lemos, Gilmar Alcântara e Irineu Penha da Ressurreição. O Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior, responsável pela disciplina que contempla os trabalhos de pesquisa, foi o coordenador geral dos TCCs.