O engenheiro  civil e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Aureo Emmanuel Pasqualeto Figueiredo,  receberá  a Medalha do Mérito de Engenharia Paulista em sessão plenária especial na próxima quinta-feira (18/12), às 10 horas, na sede Angélica do CREASP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo.

Aureo  representou a Unisanta no Conselho do CREASP   em dois mandatos, de 2008 a 2013, conselho ao qual estão  ligados mais de  400 mil profissionais registrados no estado. Como conselheiro, coordenou a Câmara de Engenharia de Segurança e, por duas vezes, foi  Diretor de Relações Profissionais do Conselho.  “São atividades sem qualquer remuneração. Ao final do  mandato recebemos uma declaração  de relevantes serviços prestados à Nação, que guardamos com muito orgulho”, afirma  o engenheiro.

Em 2010,  a Unisanta foi homenageada com a Medalha do Mérito, entregue em evento nacional à reitora da Universidade, Sílvia Angela Teixeira Penteado.  “Era a comemoração de 35 anos da pós-graduação, do curso de Segurança do Trabalho que iniciamos em 1975, com a participação do dr Antonio Penteado, diretor da Faculdade de e Arquitetura da Unisanta.

Currículo

Aureo Pasqualeto Figueiredo é doutorando (qualificado) em Engenharia GAESI-POLI Pea-USP em Automação Portuária e Segurança Laboral, mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, área de Transportes (Infraestrutura-Ferrovias); Engenheiro Civil e Engenheiro Operacional Mecânico, pós-graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho.

Trabalha há mais de 35 anos em obras de Engenharia nas áreas de construção civil, construção e conservação de ferrovias, porto de Santos e Ferrovia do Aço, transporte e armazenamento de granéis sólidos inflamáveis, com supervisão de cerca de 5 milhões de homens/hora de trabalho. É consultor e perito judicial.

Leciona no curso de Engenharia Civil da Unisanta desde 1985, nas disciplinas Projeto e Construção de Estradas, Ferrovias e Rodovias, tendo assumido a Direção de Engenharia em 1989, passando em 2004 à Diretoria de Pós-Graduação da Universidade Santa Cecília – Santos.

Elaborou o projeto pedagógico e atualmente coordena a disciplina em Engenharia de Segurança no Mestrado em Engenharia Mecânica da Unisanta. É autor de artigos científicos, técnicos, culturais e softwares didáticos. Consultor avaliador ad hoc do MEC/INEP para cursos de engenharia e membro da ABENGE-Associação Brasileira de Ensino de Engenharia. Foi Conselheiro Titular do CREA por dois mandatos (2008-2010 e 2011-2013), integrou a Câmara de Engenharia de Segurança como Coordenador de 2010 e 2013 e participou também da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais.

Foi Diretor de Relações Profissionais do CREA-SP nos anos de 2011 e 2012, e coordenou a comissão especial de profissionais diplomados no Exterior. Atualmente é  inspetor para a área de Engenharia de Segurança do Trabalho na CAF Crea-UGI Santos e coordena o  GT Fiscalização Profissional nas Operações Portuárias e Diretor Técnico-Cultural da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (2010-11 e 2012-13, 2014-),

Participou de inúmeros Congressos, tendo apresentado a Conferência “Le résil-Nouvelle Puissance Comerciale Maritime”  em intercâmbio com a  Université du Havre, no Porto do Havre-França.

Foi presidente  do Clube de Pesca de Santos, por duas gestões.  Foi distinguido com a Medalha de Mérito de Engenheiro do Ano de 1996, pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos.