Estão abertas as inscrições para a 20ª turma do Projeto Toulouse, com viagem prevista para junho/julho de 2015. O projeto, que acontece ininterruptamente desde 1995, é exclusivo para alunos das Faculdades de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Os estudantes que participarem vão estagiar em um dos maiores e mais importantes pólos de tecnologia da Europa: o AIME (Atelier Interuniversitaire de Micro-nano Electronique), localizado em Toulouse, na França.

Segundo o professor e coordenador do projeto, Djalmir Correa Mendes, para este ano está prevista a possibilidade de aprofundamento dos estudos e implementação das células fotovoltaicas.

“Nestes estudos, faremos uso do silício monocristalino tipo p, dopado com boro e orientação cristalográfica 100. Desta forma, é provável que os alunos selecionados tenham também a oportunidade de estagiar na Universidade de Almeria, localizada na Espanha, que dispõe de um centro avançado de captação e utilização da energia solar, uma das formas de energia alternativa”, revela.

As aulas preparatórias para o intercâmbio são ministradas aos sábados, às 11h30, na sala 515 do bloco M da universidade. A presença nestes encontros é obrigatória e objetiva apresentar aos estudantes a tecnologia que será utilizada, na prática, no decorrer do estágio. Outros esclarecimentos sobre o intercâmbio poderão ser obtidos ao longo do curso preparatório ou diretamente com o professor Djalmir Mendes através do e-mail mendes@unisanta.br.

Oportunidade – O intercâmbio internacional com o INSA têm proporcionado, além de um contato tecnológico privilegiado em um dos maiores centros de pesquisa do mundo e uma experiência cultural internacional enriquecedora, outras oportunidades para os estudantes: ao longo dos anos, alunos de Engenharia da Unisanta têm sido encaminhados ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), concorrendo a vagas de Iniciação Científica e sendo admitidos nos programas de Mestrado e Doutorado da instituição.

Fonte: Engenharia Unisanta