Engenharia Mecânica e de Produção apresentam projetos de simulação de processos de fabricação e instrumentação, dias 8 e 9/11

75

Alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentarão trabalhos de simulação de Processos de Fabricação e Instrumentação na sexta-feira (8/11), das 19h às 22h, e no sábado (9/11), das 8h às 11h, no pátio do Bloco M4, ao lado do InovFabLab.

Entre os projetos de Processo de Fabricação que serão apresentados pelos estudantes, estão simulações de produção de uma biela (por forjamento), que é uma peça do motor; produção de um bloco de motor (fundição sob pressão); e produção de chapas (laminação). Todos os processos geram um produto ou matéria-prima.

Já em Instrumentação Industrial, serão apresentados sensores e instrumentos de simulação aplicados em processos ou equipamentos, como projetos para a medição de temperatura em caldeiras, processos químicos e petroquímicos (Termopar); placa de orifício para medição de vazão, utilizada para medição de volume, como vazão de gás para cobrança de consumo; e medidor indutivo do tipo pick-up, aplicado a um tacômetro para medir rotação, existente no painel dos automóveis.

Também será apresentado o tubo de pitot, que serve para a medição de velocidade de escoamento, aplicado para medir, por exemplo, a velocidade do avião e que, recentemente, foi mencionado após um acidente aéreo cuja causa foi o congelamento do equipamento.

De acordo com o professor José Pucci Caly, responsável pelas disciplinas de Processos de Fabricação e Instrumentação Industrial, com o desenvolvimento dos projetos, os alunos acabam tendo maior envolvimento com os processos de fabricação considerados, além de explorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para a execução dos modelos.

“Nas disciplinas de Processos de Fabricação e Instrumentação Industrial, optamos por fazer uma atividade com os alunos que envolvesse os conhecimentos ministrados em sala e a possibilidade de elaborar uma simulação, aproveitando os recursos laboratoriais da Universidade”, afirma o docente.

Ainda segundo Pucci, na disciplina de Instrumentação Industrial, a ideia é semelhante, entretanto será abordada a simulação de sensores e instrumentos. Dessa forma, serão estudados princípios físicos e suas aplicações para a execução dos instrumentos.

Entre os processos que serão apresentados estão: fundições de cera perdida, por gravidade e sob pressão; forjamentos de matriz fechada e aberta; estampagem e estampagem profunda (repuxo); laminação; trefilação e extrusão.

Na parte de Instrumentação, forma utilizados conceitos de termopar (medição de temperatura); extensômetro (medição de força); medição de rotação (sensor indutivo); tubo de Pitot; velocidade de escoamento e ⁠placa de orifício (medição de vazão).