Entre os debatedores, há representantes de universidades norte-americanas, brasileiras e de outros países da América Latina.

Governança Costeira, biomarcadores toxicológicos no meio ambiente, microplásticos, ecotoxicologia, legislação e ecotoxicologia estão entre os temas a serem debatidos na Universidade Santa Cecília (Unisanta),  de 7 a 10 de setembro, pela SETAC Latin America (Society of Environmental Tecnology and Chemistry) – Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental – América Latina.

“A Unisanta foi escolhida para sediar o encontro por sua tradição e qualidade de pesquisas relacionadas ao meio ambiente, com destaque para seu Laboratório de Ecotoxicologia, fundado em  1991, afirma o Prof. Dr. Augusto Cesar, do Mestrado de Ecologia da Universidade Santa Cecília e docente da Unifesp.

O Laboratório de Ecotoxicologia (Lecotox) da Unisanta tem produzido importantes pesquisas nos diversos níveis educacionais, desde a graduação à  pós-graduação, além de ensaios e laudos sobre caracterização e monitoramento da toxicidade em operações complexas como dragagem de portos  e toxicidade de efluentes líquidos industriais, entre outros estudos.

Foi criado em 5 de junho de 1991, sendo o primeiro no País a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002, para a realização de ensaios de toxicidade em efluentes líquidos e amostras ambientais. Desde 2006, o Lecotox está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO de acordo com os requisitos estabelecidos na norma da ABNT (NBR ISO/IEC 17025). Essa acreditação junto ao INMETRO refere-se à excelência na realização das atividades de prestação de serviços.

Mesas redondas

No programa da SETAC 2017, será apresentada inicialmente a RT 1  (Round Table) sobre  Governança Costeira, a cargo dos doutores Marcus Poletti,  da Univale-SC,  Desembargador Gilberto Passos de Freitas e Profª Dra. Alessandra Aloise Seabra  (Mestrado em Auditoria Ambiental da Unisanta).

Em seguida,  a RT 2 sobre  Molecular biomarkers in environmental toxicology terá a participação  dos doutores  Afonso Bainy, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;  Nancy Denslow, da University of Florida, USA;  Igor Dias Medeiros, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e João Carlos Setubal, da USP.

Na RT 3, o tema Microplastics: Beyond quantification será conduzido  pelos Drs. Alexander Turra, da  USP; Mônica Costa, da USP e Universidade Federal de Pernambuco –  UFPE,  e Juliana Ivar do Sul, da Universidade Federal de Rio Grande – FURG.

Projetos e legislação

A RT 4 debaterá  o tema Global Horizon Scanning Project – Priority Research Questions for Latin America, com a participação dos doutores Helena de Assis, da Universidade Federal do Paraná – UFPR; Pedro Carriquiriborde, de la Universidad Nacional de la Plata – CONICET; Julie Brodeur, do Instituto de Recursos Biológicos, Argentina; Tatiana Heid Furley, da APLYSIA Soluções Ambientais e Karina S.B. Miglioranza, IMyC, CONICET- UNMDP, Argentina.

Legislação e Ecotoxicologia na América Latina é o título da RT5, enquanto a RT6, sobre Air pollution: the actual environmental health crisis we face será  conduzida pelos doutores  Hebe Carreras, da Universidade de Cordoba, Argentina, Paulo Saldiva, da USP e Deborah Tasat, da Universidade San Martín, Argentina.

Pesquisadores devem submeter suas pesquisas até 19/5 no site HTTPS://sla2017.setac.org

A SETAC Latin America (LA) é uma das cinco unidades da SETAC Internacional,  organização global com a missão de contribuir para a qualidade ambiental por meio da Ciência, com a participação do governo, dos setores produtivos e da academia.