Educador digital, literatura, ecofelicidade,  educação de jovens e adultos e  inclusão social estão entre os temas a serem abordados.  

Na próxima quarta-feira, 21/10, acontece a abertura da XIX Encontro Anual do PROLER/BS Unisanta. O encontro acontecerá nos dias 21 e 22/10, no auditório do Bloco E, na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

No primeiro dia, a partir das 8h, acontecerá a composição da mesa com os dirigentes de ensino, secretários da cultura e da educação da Baixada Santista para a entrega do Troféu Proler e Troféu Escreler. Em seguida, às 13h30, a palestra O educador digital estará por conta de Ary Britto, do professor da Unisanta, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Diretor executivo da Marca Pessoal Treinamentos. Coordenador de Marketing do Sistema Santa Cecília de Comunicação e da Lab.822 – Agência Experimental da UNISANTA.

Às 15h05,  representantes do Estado do Amapá farão uma Apresentação da Dança Folclórica “Marabaixo”. Logo depois, às 15h25, começa a Mesa-Redonda sobre A Elaboração de uma Proposta Curricular Mínima na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Amapá,  com Moisés Prazeres Bezerra, Rosenilda Sandra F. da Rocha, Odinete Cristina Almeida Alves e  Wanda Maria da Silva Ferreira.

No dia 22/10, a partir das 8h30, Alfredo Cordella, professor da Unisanta, mestre em Administração e bolsista do Governo do Canadá, ministra a palestra sobre Ecofelicidade: uma conexão entre felicidade e relações sadias.

Às 10h, Regina Braga, professora de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira, com especialização em Linguística e Literatura Brasileira e Autora do livro Construindo o Leitor Competente, falará sobre Alfabetização Literária.

Para encerrar o encontro, acontecerá um Workshop que contará com cinco temas e professores diferentes. O primeiro tema é O leitor competente. A cargo de Regina Braga. O segundo tema, Reinventando os Espaços de Leitura,    estará por conta da Prof.ª Helen Pereira Quintela, psicopedagoga, especialista em alfabetização e ministrante do curso de Brinquedoteca do Instituto Indianápolis.

Em seguida,  a palestra será sobre  Um processo de Inclusão que deu certo, com Prof. Me. Gilberto Ghiuro Junior, advogado, professor de direito no ensino superior há 28 anos. O quarto tema,  Educação de Jovens e Adultos: um Grande Desafio, será abordado pela Profª. Rosa Maria Sessa, pedagoga, graduada pela Unisanta, pós-graduada em Psicopedagogia. Para finalizar o Workshop, Edith Chacon Theodoro, formada em Letras e pós-graduada em Língua e Literatura, escritora, professora e assessora de Língua Portuguesa, falará sobre Poesia em sala de aula – uma estratégia para leituras e produção de textos.