Alunos e professores de Odonto atendem pacientes com necessidades especiais de forma gratuita, quinzenalmente

A Clínica de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está entre os 15 finalistas do Projeto Comunidade em Ação, realizado pelo Jornal A Tribuna, em parceria com a Ultracargo, que tem por objetivo valorizar as ações voluntárias em benefício de causas sociais. Com carinho e festa para os pacientes, quinzenalmente os alunos e professores de Odonto atendem gratuitamente pessoas com necessidades especiais da Baixada Santista.

O projeto começou há 12 anos, com atendimento gratuito,  desde bebês até adultos. Em 2010 veio a primeira novidade: o palhaço-dentista. A clínica tinha um paciente autista e ninguém conseguia atendê-lo. Até que o então aluno Paulo Bonavides, a cada objeto que pegava, vestia uma peça da fantasia e, enfim, conseguiu avaliá-lo.

“No fim da consulta, ele percebeu que seu dentista era um palhaço completo. Ficou tão contente que me deixou atendê-lo”, relata o palhaço-dentista em A Tribuna.

Após a formação de Bonavides, agora professor, o palhaço-dentista deu espaço a novos personagens infantis e super-heróis, como o Mickey, Capitão América, Papai Noel, entre outros. Isso aconteceu em 2012, quando docentes da clínica criaram o Projeto “Encantadores dos Sorrisos Especiais”. O resultado foi de uma relação mais colaborativa e agradável nas consultas com os pacientes.

“São pacientes sensíveis. Pessoas que nunca se permitiram ser atendidas em outras clínicas e encontram aqui, na Unisanta, um ambiente onde se sentem bem”, afirma o professor.

A colaboração dos alunos e demais profissionais da clínica não é diferente em relação aos adultos. Ao lado do amigo Marcelo Henrique dos Santos, o estudante Thiago Ramos, de 38 anos, é responsável por tratar da paciente Julliane Lima Guimarães, de 32 anos.

“Apesar da Julliane ser adulta, o carinho e a forma de falar têm de ser os mesmos que usamos para as crianças. Tenho certeza de que vamos criar um grande vínculo”, comenta o aluno.

A reportagem foi destaque de uma página em A Tribuna, nesta quarta-feira (6), publicada pela aluna de jornalismo da Unisanta, Isabel Franson.

Prêmio Comunidade em Ação 2017

A Cerimônia de Premiação está prevista para o dia 13 dezembro, no SESC, em Santos. A cada semana uma reportagem é divulgada no caderno de Cidades do jornal, totalizando 15 publicações, até 18 de outubro. Os projetos serão avaliados por cinco membros da comissão julgadora: um representante de A Tribuna, um da Diocese de Santos, um do Fundo Social de Solidariedade de Santos, um da Ultracargo e um da Seduc – Santos.

Os prêmios são divididos em cinco quesitos: Ação Social, Esporte, Educação, Voto Popular (na internet) e Destaque.