As doações chegaram à marca de quase três toneladas de mantimentos e a Engenharia Unisanta ganhou o Troféu Solidariedade

O Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília – Unisanta, palco do show das torcidas e do esporte universitário, recebeu,  na manhã desta quarta-feira (26), representantes de mais de trinta entidades beneficentes da região para a entrega de quase três toneladas de alimentos arrecadados na XXXII edição dos Jogos da Unisanta, a maior competição esportiva universitária do estado de São Paulo.

A quantidade de doações superou a do ano passado, que foi de pouco mais de duas toneladas de alimentos. Os cursos que mais contribuíram foram a Engenharia (1º lugar), seguida pelo Direito, Fefesp, Odontologia, FaAC e Fisioterapia, todos da Unisanta. Eles receberam troféus de participação e a Engenharia o Troféu Solidariedade. A Faculdade de Direito se destacou por trazer a maior arrecadação proporcional ao número de alunos.

IMG_2445O presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Unisanta e pró-reitor administrativo da instituição, Marcelo Teixeira, falou emocionado sobre o envolvimento  dos universitários, os maiores responsáveis pelo resultado obtido.

“Nesse último ato dos Jogos da Unisanta 2015,  aqui no Ginásio Poliesportivo,  queremos ressaltar a solidariedade dos jovens, que, ao mesmo tempo em que gritavam pelos seus cursos, estavam gritando a favor das entidades, que lutam muito e fazem um belo trabalho social, de amor, voltado aos ensinamentos cristãos”.

Teixeira mencionou o engajamento dos universitários que, a princípio, precisariam apenas trocar os convites da cerimônia de abertura dos Jogos por mantimentos. “A Engenharia, campeã na arrecadação, por exemplo, recebeu 250 convites e poderia ter entregue apenas 250kg. Foram muito mais além, arrecadando 800Kg”.

Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta, cumprimentou aos envolvidos em todas as etapas da competição e, em especial, aos alunos engajados na campanha Solidariedade Universitária. “Foi um espetáculo em todos os sentidos. Na organização, transmissão das partidas, habilidade esportiva, na cobertura diária dos alunos de Jornalismo da Unisanta e pelo coração aberto dos jovens para ajudar a quem precisa, mostrando que as forças do bem estão unidas em prol do amor. O jovem,  quando despertado,  pode realizar belas ações para o bem”.

Representando os universitários, Sergio Lopes, aluno do 3º ano de Fisioterapia da Unisanta e presidente da Atlética Sônia Gusman, agradeceu a oportunidade de participar da ação. “Todo o mundo ganhou. Não importa quem trouxe mais ou menos alimentos. Nosso curso tem esse foco de fazer o bem, a exemplo do trabalho já realizado pelos Fisioterapeutas do Sorriso, que nasceu na Faculdade de Fisioterapia da Unisanta”.

Entre tantas entidades presentes, a representante do Projeto Esculpir, Karina Nishi, fez questão de entregar desenhos feitos pelas crianças a Marcelo Teixeira, em agradecimento pelas doações.

A instituição, com 14 anos de atuação em Santos, atende crianças fora do horário escolar, nos períodos da manhã e da tarde, fornecendo alimentação e promovendo atividades esportivas e culturais.

“Fazemos quatro refeições por dia e, com certeza, essa ajuda tira aquela angústia do peito”, comentou a responsável pelo projeto.

Entre as instituições beneficiadas estavam Associação Maria Imaculada; Lar Espírita Mensageiros da Luz; NACAC – Núcleo de Amparo a Crianças e Adultos com Câncer; Residencial Santa Terezinha; Lar Santa Rita de Cássia, Cruzada das Senhoras Católicas, Casa da Esperança, Casa Vó Benedita e Lar Cristão de Amparo ao Idoso.

Estiveram presentes ainda a pró-reitora de Desenvolvimento da Unisanta, Emília Maria Pirilo, diretores e coordenadores de cursos, além de professores, alunos e funcionários da Universidade.

XXXII Jogos da Unisanta – Maior competição esportiva universitária do estado de São Paulo, os Jogos da Unisanta envolveram 25 faculdades da região e cerca de 2.500 universitários. Foram disputadas, de 11 a 25/8, as seguintes modalidades: basquetebol, caratê, futevôlei, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. A Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp) e a Engenharia Unisanta foram as campeãs gerais, no feminino e no masculino, respectivamente, dos Jogos da Unisanta 2015.