A jornalista tem mais de 25 anos de experiência na profissão, sendo 17 anos fazendo o programa Rota do Sol

A jornalista Rosana Valle, editora chefe e apresentadora do programa Rota do Sol, da TV Tribuna, ministrou uma palestra na última terça-feira à noite, 13/6, para os alunos de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). No evento, realizado no Consistório do Bloco M, Rosana falou sobre sua experiência de 25 anos de carreira no jornalismo, e os 17 anos em que faz o programa Rota do Sol, na TV Tribuna.

Rosana abordou o momento atual da profissão e as mudanças que a Internet trouxe e continua trazendo para o jornalismo. Segundo ela, a linguagem da Internet poderia ser adotada pela televisão para envolver o público mais jovem, que passa mais tempo na Internet do que assistindo televisão. A jornalista citou um dado atual, que mostra que os jovens passam mais de cinco horas por dia na Internet e cerca de duas horas assistindo televisão.

Além do Rota do Sol, a jornalista já fez matérias para outros programas, como o Bem-Estar, da Rede Globo e participou de grandes coberturas na região, como a queda do helicóptero que transportava o candidato a presidência da República Eduardo Campos. Nessa ocasião, além do Jornal da Tribuna, fez matérias para outros jornais da Rede Globo.

Rosana já visitou vários países para fazer matérias para o programa e realçou que saber outros idiomas é muito importante para esse tipo de trabalho. Disse que já era adulta quando aprendeu a falar inglês, devido à necessidade imposta pelo trabalho. “Meu filho sabe falar inglês melhor do que eu. Quando vamos viajar, ele me corrige várias vezes”, brincou.