Além de pesquisas de mestrados e de pós-graduação do ENPG, a Unisanta promove, simultaneamente, o VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), às 19 horas desta sexta-feira e no sábado pela manhã.

Estudos sobre segurança em plataformas de petróleo, balneabilidade das praias de São Vicente nos últimos dez anos, reservas ambientais, computação em nuvem e alguns temas de interesse local, como análises da água na Lagoa da Saudade, em Santos, fazem parte dos 140 trabalhos submetidos ao 4º Encontro Nacional de Pós-Graduação (ENPG), que será aberto a partir desta sexta-feira, na Sala 72 do Bloco F, em Santos.

São dois congressos simultâneos de caráter nacional, um de pós-de graduação e outro de graduação (iniciação científica), que receberam participantes de vários estados brasileiros.

Os painéis dos participantes do 4º ENPG estarão expostos nos Blocos E e F, no térreo, com entradas pelas Ruas Owaldo Cruz, 266 e Cesário Mota, 8.  Nesse Congresso, que reúne um número 40% maior de autores inscritos do que no ano anterior, há um fato novo: além dos painéis, haverá apresentação oral para o público, na Sala 71 do Bloco F, de 16 trabalhos selecionados entre os 107 aceitos, dos 140 submetidos, de 190 autores.

Entre os selecionados para apresentação oral, os temas são variados, como Análise das Funcionalidades do Serviço de Computação em Nuvem EC2 da Amazon, Previsão Estatística de Acidentes Visando Implantação de Medidas Mitigatórias, Avaliação da Potabilidade da Água Consumida em Bicas no Morro da Nova Cintra, Perfil e Sensibilidade Ambiental dos Professores de Ensino Médio, entre outros.

“Todos os trabalhos são oriundos de pesquisas e atividades intensas dos autores, mas, podemos ressaltar os 16 selecionados para as apresentações orais”, afirma o Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco, Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisanta.

Iniciação Científica

O VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), promovido pela Unisanta, reúne 299 trabalhos de alunos de graduação de instituições públicas e privadas de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Vale do Ribeira e Santos, entre outras localidades, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharias e Arquitetura, Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Os estudos estarão expostos em forma de painéis instalados no Ginásio Laerte Gonçalves, da Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 266, no dia 6/11, das 18h30 às 22h e no dia 7/11, das 8h30 às 12h.

O COBRIC tem por objetivo divulgar as pesquisas elaboradas pelos estudantes, além de dar oportunidade para que o resultado de muito estudo e dedicação dos jovens pesquisadores seja compartilhado com os demais alunos e professores da Unisanta e de outras instituições de ensino.

Prêmio Dr. Milton Teixeira – Os participantes do Cobric concorrem ao Prêmio de Iniciação Científica Dr. Milton Teixeira. Os demais classificados (2º e 3º lugares) receberão certificado de mérito. Os prêmios serão entregues no dia 12/11, às 19h, no Consistório da Universidade.

“A iniciação científica é uma atividade importante para uma universidade. Para que ela possa acontecer é preciso garantir estrutura física, como laboratórios e biblioteca preparados para atender às necessidades dos alunos e professores. Com isso, todo o ensino se beneficia. Outra questão é o corpo docente. Para ser orientador de Iniciação Científica o professor deve possuir perfil para pesquisador e um tempo de dedicação especial para o acompanhamento do desenvolvimento do projeto. Hoje existe uma preocupação com o rigor científico e de buscar respostas para os problemas que ocorrem na Baixada Santista”, afirma a coordenadora do Cobric, Profa. Briguitte Rieckmann Martins dos Santos.

IV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO- ENPG

Dias 6 e 7/11/2015
Abertura:  dia 6, às 19 horas, Sala 72, Bloco F.
Apresentações orais: na sexta, a partir das 20 horas. No sábado, a partir das 9 horas, Sala 71, Bloco F.
Painéis:  térreos dos Blocos E e F.
Entrada: Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos.

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Abertura e apresentação dos painéis: Ginásio Laerte Gonçalves, sexta, a partir das 19 horas
Sábado, das 8h30 às 12 horas.
Entrega dos prêmios
Dia 12/11, quarta-feira, às 19 horas, no Consistório, Bloco M, Rua Oswaldo Cruz, 277.