Ao analisar a corrupção no Brasil, o Juiz de Direito aposentado, Dr. Luiz Flávio Gomes, conclamou os presentes, na abertura da Semana Jurídica Unisanta, a eleger candidatos éticos. Ele apoia a Lava Jato, desde que ela respeite as leis. A 1ª Mostra Científica da Faculdade de Direito foi outro destaque da Semana.
O Juiz de Direito aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Flávio Gomes, fez uma análise contundente da corrupção no Brasil, abrindo a Semana Jurídica 2017 da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na noite de segunda-feira (7/8).
Sem perder o bom humor e a informalidade com a plateia, o Juiz, criador do Movimento Quero um Brasil Ético, declarou seu apoio à Lava Jato, desde que suas atividades não desrespeitem as leis.
“A Lava Jato é um a tentativa de romper o método mafioso que existe no País de governar. É a primeira instituição no Brasil que tem levado corruptos para a cadeia. Sou a favor da Lava Jato mas dentro da lei. Mas há problemas na decretação de certas prisões preventivas”.
“Hoje não tenho nenhum nome a indicar (como candidato a um cargo público), mas temos 15 meses pela frente. Não dá para fechar as portas da esperança”, afirmou o palestrante.
“Crime organizado”
“O Brasil é uma cleptocracia. A palavra vem do grego (klépto/kléptein – ladrão/roubar) e cracia, governo”, explicou o Dr. Flávio Gomes. A corrupção “chegou com as caravelas” e a regra “é a roubalheira das elites, com honrosas exceções. Os empresários inescrupulosos, de um lado, e os políticos corruptos, de outro, contribuem para a o que ele chama de “crime organizado”.
Tudo começa quando as empresas “enfiam dinheiro nos candidatos”. Segundo pesquisa, a cada 1 (um) real investido em um político, o empresário tem um retorno de oito reais de lucro. São 3 eixos que prejudicam o país: corrupção, a intimidação e a violência, “presentes nas governanças desde 1.500”.
Declarando-se apartidário, o Dr. Luiz Flávio Gomes prega o afastamento dos corruptos que estão no poder, pelas provas apresentadas. O povo está indignado com esses políticos, mas está sem alternativas, no momento. Quanto à Lava Jato, está em fase de transição.
O palestrante citou quatro tipos de votos: o voto serotonina, de agradecimento de leitores a favores recebidos (alusão ao neurotransmissor que provoca sensação de bem estar e prazer); o voto Marina Silva, referência à possível candidata a presidente; o voto toxina, raivoso, revoltado, dos falidos e injustiçados, e o voto faxina, que ele recomenda, para eleger novos políticos, comprometidos com a ética.
Criador do Movimento Quero um Brasil Ético, o Juiz Flávio Gomes é membro da Comissão de Reforma do Código Penal e Professor Honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa María (Arequipa/Peru). Atuou como Promotor de Justiça em São Paulo, de 1980 a 1983; Juiz de Direito, de 1983 a 1998; e Advogado, de 1999 a 2001. Já publicou mais de 57 livros na área jurídica.
1ª Mostra Científica
O palestrante visitou a 1.a Mostra de Trabalhos Científicos da Faculdade de Direito da Unisanta, que reuniu 105 artigos científicos dos alunos, com apresentação de banners e julgamento perante professores da banca. A alta qualidade dos trabalhos foi mencionada pelos avaliadores. Os alunos da Faculdade já vinham publicando seus artigos em revistas científicas, mas essa foi a primeira vez que eles defenderam seus trabalhos com banners e diante de bancas, em uma mostra de Iniciação Científica. Essa participação valeu como Trabalho de Conclusão do Curso.
A palestra e a mostra foram realizadas no auditório do Bloco E.
A abertura da Semana foi feita pela da Reitora da Universidade, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, pela Presidente, Profª Drª Lúcia Maria Teixeira e pelo Pró-Reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira.