Docente da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Willy Ank de Morais será o coordenador geral do 11º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, que reúne futuros engenheiros de todo o País. O encontro terá como tema central Carreiras: interdisciplinaridade, formação e empregabilidade (Para se dar bem!).

O evento ocorrerá de 18 a 21 de julho, em São Paulo, em paralelo ao 66º Congresso da ABM, oferecendo aos alunos a oportunidade de interagir com os profissionais da indústria e acadêmicos atuantes nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.

Na oportunidade, alunos de Engenharia Mecânica da Unisanta apresentarão um dos oito trabalhos que serão expostos oralmente no Encontro. O estudante Túlio Braz Comitre falará sobre o estudo Equacionamento da Norma SAE J1397: Estimativa de Propriedades e Usinabilidade de Barras de Aço, desenvolvido em grupo pelos alunos Rafael Cintra Mathias, Rodrigo Donadio Bueno, Rafael Fernandes Bley, Eduardo Sorrilha Spagnuolo, além de Túlio.

Os universitários empregaram conhecimentos adquiridos nas disciplinas pertencentes à linha de concentração em Engenharia de Materiais. Eles criaram uma planilha, que converte a composição química de aços‐carbono normalizados nas propriedades oferecidas pela SAE J1397, norma que promove um guia das características mecânicas de resistência de barras de aço. Desta forma, foi possível automatizar o cálculo e torná-lo mais flexível, o que permite aos profissionais do setor metal-mecânico uma maior familiarização com as propriedades dos aços.

Além da exposição de 32 trabalhos em forma de poster, a programação é composta por palestras, mesas-redondas, mini-cursos, visitas técnicas, fórum de RH e iniciação técnico-científica, campeonato esportivo e gincana cultural.

O ENEMET de 2008 foi realizado nas instalações da Unisanta. Desde então, o Prof. Ms. Willy Ank de Morais é coordenador geral do evento. Atualmente, além de professor atuante no curso de Engenharia Mecânica, Willy é especialista em Produtos na Usiminas-Cubatão, diretor da Divisão Técnica “Aplicação de Materiais” da ABM e editor da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração. É membro do conselho editorial da revista Metalurgia e Materiais e da revista Tubo e Cia, além de Instrutor em Cursos pela ABM e INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço).

Outras informações sobre o 11º Enemet no site: www.abmbrasil.com.br/enemet/2011