Serão realizadas oficinas, palestras, visitas e uma mesa-redonda, relacionadas a tópicos importantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo. O evento começou na última segunda-feira (21/8) e avança até sábado (26/8).

Oficina “Desenho de Modelo Vivo”, palestra “Arquitetura residencial, importância histórica” e mesa-redonda “Arquitetura Paramétrica – Uma nova Linguagem” são alguns dos eventos da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que teve início na última segunda-feira 21/8, com o tema central “A Arte de Criar”.

Entre os palestrantes estão Victor Sardenberg (Master of Arts com especialização em Arquitetura e Desenho Urbano pela Staedelschule Architecture Class, Frankfurt), Osvaldo da Silva Costa (ilustrador, desenhista de humor e professor universitário) e a professora do Departamento de História de Arquitetura e Estética do Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na FAU USP, Flávia Brito do Nascimento.

A 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo se encerrará no sábado (26/8), com a festa “Sunset FAUSC – 1ª Edição”. O evento é organizado pela Atlética FAUSC e será realizado na Barraca da Unisanta, na praia, em frente à Rua da paz, 11055, Santos, SP.

A taxa de inscrição para cada oficina é R$ 5,00 e pode ser paga para os seguintes alunos: Anna Mendes (manhã) – 4° Ano – Tel.: (13)991768569, Camila Correia (manhã) – 2° Ano – Tel.: (13)996021518, Nathália Almeida (noite) – 4° Ano – Tel.: (13)997876129 e Matheus De Lio (noite) – 4° Ano – Tel.: (13)991025967. As inscrições para as oficinas e palestras devem ser feitas no site: https://www.even3.com.br/2SemArqUrbUnisanta.

A Semana é organizada e é organizada pelo Diretório Acadêmico da FAUSC e pela Atlética FAUSC , com apoio da Unisanta e da Day’s – Bolos e Doces.

Veja a programação completa da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo:

Segunda-feira (21/8)

– 9h às 12h – Oficina (15 pessoas): “Olhares da Arquitetura”. Com Augusto Sampaio. Local: Ateliê de Arquitetura, Bloco M, 6º andar.

Oficina ligada à criação e ocupação de espaços públicos utilizando como técnica a serigrafia. Somente deverão se inscrever os alunos que apreciarem a construção de imagens com as próprias mãos e que aceitem a proposta de ficar 3hs sem mexer no celular ou aparelho similar. Além disso, para essa oficina é necessário que todos os interessados elaborem antecipadamente anotações gráficas do espaço onde estudam e da cidade.

Augusto Sampaio é artista plástico e educador, formado em Arquitetura (FAU-USP) e pós-graduado em Cinema, vídeo e fotografia. Como artista plástico, desde 2002, realiza interferências urbanas e projetos colaborativos em cidades como: São Paulo, Santos, Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Amsterdam (Holanda), Swidnica (Polônia), Liège (Bélgica) e Newcastleupon-Tyne (Inglaterra). Em 2013 recebeu o prêmio aquisição no III Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea.

– 19h às 22h – Oficina (10 pessoas): “Linguagem do artista – Chapa de aço”. Com Elver Savietto. Local: Sala 53 – Bloco B, 5º andar.

O objetivo é entender como a arte plástica ajuda e interfere na arquitetura, como usar essa expressão na hora de criar. Será uma atividade tridimensional de pintura grafitada e chapa de aço. Os interessados devem estar trajados com calça comprida e tênis e, preferencialmente, uma roupa que possam sujar, pois irão trabalhar com tinta e ferramentas. Para chegar ao ateliê é necessário descer do elevador no 4º andar e subir ao 5º pelas escadas.

Elver Savietto é um dos mais notáveis artistas plásticos da Baixada Santista. Professor da Unisanta há 25 anos, trabalha com uma gama variada de materiais, que vai do aço até a pedra-sabão, além de mosaicos, grafites e colagens. Fez um curta-metragem e se prepara para o lançamento de seu primeiro documentário, dirigido por Madeleine Alves, chamado ‘Sem Título Técnica Mista’.

Terça-feira (22/8)

– 9h às 12h – Palestra: “Metodologias de Projeto – Formas de Criar”. Com Renata Semin. Local: Auditório do Bloco E.

Renata Semin, do escritório Piratininga, contará a metodologia do projeto de restauro da biblioteca Mario de Andrade. Nas palavras dela: “a exposição do processo de projeto de restauro e modernização da Biblioteca Mário de Andrade é realmente uma oportunidade de compreender método, conceito, projeto, interação multidisciplinar e outras ações necessárias para viabilizar o projeto”.

Renata cursou a FAU-USP de 1978 a 1982. Recém-formada, criou com colegas a empresa Piratininga Arquitetos Associados, que realiza projetos de arquitetura de edificações, de interiores empresariais e de desenho urbano em todo o Brasil. Sejam os espaços privados ou públicos, de porte amplo ou reduzido, como integrante da equipe Piratininga Arquitetos Associados, mantém o compromisso de aprimorar as qualidades arquitetônicas e urbanas enquanto produz desenhos funcionais que apresentam altos níveis de desempenho operacional.

– 14h às 17h – Visita: “Arq Tour”. Com Luís Nunes e Ruy Debs. Ponto de Encontro: Edifício Indaiá, ao lado do Moby Dick.

A atividade será um passeio turístico e arquitetônico pela cidade de Santos. O passeio tem o intuito de explorar a riqueza arquitetônica localizada na orla da praia, fazendo um tour de bicicleta ou a pé acompanhados dos arquitetos Luís de Paula Nunes e Ruy Debs, que contarão a história de Edifícios como o Verdes Mares e o Enseada, que encantam a população com sua arquitetura moderna.

Luís Nunes é arquiteto e urbanista, com Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) É professor titular da Unisanta há 20 anos. Coautor do livro “O grande porto: A modernização no Porto de Santos”, tem experiência na área, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Moderna, Porto, Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Ruy Debs é arquiteto formado pela FAUS, em 1982, atuou na área industrial e residencial e trabalha como professor. É autor e documentarista.

– 19h às 22h – Palestra: “A Arte do Projeto”. Com Paulo Roberto dos Santos Barbosa. Local: Anfiteatro do Bloco D, 4º andar.

Através de suas experiências, Paulo Roberto ensina a aproveitar os concursos de arquitetura para criar. Vendo-os como um desafio com inúmeras regras, o concurso pode ser uma porta que se abre para um projeto vencedor e até mesmo um sonho.

Paulo Roberto dos Santos Barbosa é arquiteto e urbanista formado pela Unisanta em 2005. Trabalhou durante sete anos no escritório Biselli + Katchborian Arquitetos, do qual foi sócio entre os anos de 2009 e 2012. Fundou, ao lado da Arquiteta Tais Cristina da Silva, no ano de 2013, o escritório São Paulo Arquitetos e tem atuado desde então nas mais diversas escalas, além de concursos públicos de arquitetura nos quais obtiveram prêmios e menções honrosas. Participou nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2015 de bancas finais de graduação do Centro Universitário Belas Artes a convite dos professores Mario Biselli e Guilherme Mota.

Quarta-feira (23/8)

– 9h às 12h – Oficina (20 pessoas): Desenho de Modelo Vivo. Com Manoel “Neco” Dos Santos Neto. Local: Ateliê de Arquitetura, Bloco M, 6º andar.

Desenho de observação de um/uma modelo, com o intuito de apurar os traços em relação a perfeição da figura humana. Com a possibilidade de utilizar-se de várias técnicas, o aluno poderá expressar sua arte da maneira que preferir. Não é permitido fotografar ou utilizar o celular nesta oficina.

Manoel dos Santos Neto é arquiteto e professor da Unisanta nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura de Interiores, Produção Multimídia e Engenharia Civil. Tem experiência na área de Arquitetura, comunicação visual, cenografia para TV, design de interiores e mobiliário com ênfase em computação gráfica.

– 19h às 22h – Palestra: “Arquitetura residencial, importância histórica”. Com Flávia Brito Do Nascimento. Local: Auditório do Bloco E.

Divulgação do livro “Blocos de Memória: Habitação Social, Arquitetura Moderna e Patrimônio Cultural”. Através da explicação de seu livro, Flávia debaterá sobre a importância da preservação dos conjuntos residenciais modernos empreendidos no Brasil entre 1930 e 1964.

Flávia é professora do Departamento de História de Arquitetura e Estética do Projeto na FAU Bacharelada e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obteve o título de mestre e de doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou em instituições de preservação do patrimônio cultural em diversos níveis (Iphan, Inepac e Unesco), desenvolvendo estudos de tombamento, inventários e trabalhos técnicos. É autora dos livros “Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular (1946-1960)” (Prefeitura do Rio, 2008) e “Blocos de memórias: habitação social, arquitetura moderna e patrimônio cultural” (Edusp, 2016). Foi professora visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos, vinculada ao IASTE – International Association for the Study of Traditional Environments.

Quinta-feira (24/8)

– 9h às 12h – Palestra: “Arquitetura Paramétrica e o conceito BIM”. Com Luís Albano. Local: Auditório do Bloco E.

Mostrar como os programas BIM ajudam a fornecer a famosa arquitetura paramétrica, arquitetura ou desenho arquitetônico que se origina por dados diversos, como: carta solar, ventos predominantes e etc, gerando um desenho final que leva em conta essas informações e parâmetros. Exibir os dados coletados e analisados para gerá-la, criando sua forma.

Luís Albano é graduado na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e Pós-Graduado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Atua há mais de 15 e anos nas áreas de desenvolvimento de projetos, gestão de projetos e docência. Especialista nas áreas de projetos mecânicos e implantação de sistemas industriais para as áreas alimentícia e automotiva, foi responsável pela automatização de novos processos nos setores fabril e administrativo de empresas como Nestlé, Mahle, Ypê, entre outras. Atua como professor das áreas de engenharia e arquitetura da Universidade de Sorocaba. Atualmente é mestrando do programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

– 14h às 17h – Visita: “Sketchcrawl – Desenhando na rua”. Com Osvaldo da Silva Costa. Ponto de Encontro: Ateliê de Arquitetura, Bloco M, 6º andar.

O Sketchcrawl é o que alguns podem chamar hoje de um evento World Wide, mas a ideia nasceu simples. A iniciativa partiu de Enrico Casarosa, artista italiano, que teve a ideia de reunir colegas de profissão para desenhar ao ar livre. No Brasil, o Sketchcrawl vem ganhando cada vez mais espaço e, a cada nova edição, surgem cada vez mais grupos organizados de desenhistas e entusiastas do desenho em diversas cidades, aderindo à mobilização global. O grupo se encontrará no ateliê de arquitetura e sairá pelas ruas pelo do canal 4, finalizando a atividade na praça palmares.

Osvaldo da Silva Costa é ilustrador, desenhista de humor e professor universitário. Possui graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Pós-Graduação em Comunicação. Cartunista premiado, já prestou serviços para Revista Exame, O Pasquim, Revista Bundas, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Jornal da USP, Diário do Povo (Campinas), A Tribuna (Santos) e nas revistas Dados e Idéias, Leia Livros, Ilustrando em Revista e Revista Continente. É um dos organizadores do Sketchcrawl Santos, paralelo ao UrbanSketchers, que acontece na cidade desde 2009.

– 19h às 22h – Mesa-redonda: “Arquitetura Paramétrica – Uma nova Linguagem”. Com Victor Sardenberg e Renata Portelada. Local: Auditório do Bloco E.

Debate entre dois profissionais sobre diferentes meios de se criar a arquitetura paramétrica: arquitetura, ou desenho arquitetônico, que se origina por dados diversos, como carta solar, ventos predominantes e etc, gerando um desenho final que leva em conta essas informações e parâmetros, demonstrando como usar os softwares a seu favor.

Victor Sardenberg é pesquisador associado em Métodos Digitais em Arquitetura (dMA) na Leibniz Universitaet Hannover. É Master of Arts com especialização em Arquitetura e Desenho Urbano pela Staedelschule Architecture Class, Frankfurt e é Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Já lecionou diversos cursos pela Architectural Association Visiting School, UFRJ, Hochschule Dusseldorf, UFMS, Staedelschule Architecture Class e PUCRio. É também curador da exposição “ER-RE / Estranhando o Real – Realizando o Estranho” que ocorre atualmente na Galeria Casa da Xiclet em São Paulo.

Renata Portelada é uma sumidade quando se trata de softwares em arquitetura. Com vasta experiência nos programas Rhinoceros, Grasshopper e Archicad, ela é cofundadora da empresa Lab for Architectural Singularity. Foi assistente da AA Visiting School São Paulo Liquid Design e na AA Visiting School – São Paulo Skyline em 2014. Trabalhou também para a Future Brand, Prototype SP, João Nery e João Marques Arquitetos Associados, Lúcio Engenharia e para a MG Projetos São Paulo.

Sexta-feira (25/8)

– 9h às 12h – Palestra: “Estrutura criativa”. Com Yopanan Rebello. Local: Auditório do Bloco E.

Yopanan Rebello mostrará como criar a partir do sistema estrutural, transformando-o em um ótimo aliado. Desta forma, a estrutura não irá mais bloquear a imaginação do arquiteto, mas sim fazer com que ela alcance uma maior plenitude.

Yopanan Rebello é engenheiro de estruturas e possui mestrado e doutorado na FAU-USP. É Diretor Técnico da Ycon Engenharia e Diretor Pedagógico da Ycon Formação Continuada.

– 19h às 22h – Oficina (20 a 30 pessoas): “Personalidades Cromáticas”. Com Márcia Okida. Local: Ateliê de Arquitetura, Bloco M, 6º andar.

Através da uma viagem monocromática, Márcia Okida irá mostrar a importância das cores e como utilizá-las de maneira correta e coerente. Com uma grande expertise no assunto, ela transformará o branco e preto no verde, azul e vermelho.

Márcia Okida é Designer Gráfico desde 1986 e professora universitária desde 1996. Pesquisadora da linguagem das cores desde 1988, atualmente é coordenadora e professora do curso de Graduação em Produção Multimídia da Unisanta, Organiza exposições, eventos e faz curadoria nas áreas das arte e design. Dá palestras e entrevistas sobre os mais variados temas relacionados ao design gráfico e às cores.

Sábado (26/8)

– 14h às 19h – Encerramento com festa: “Sunset FAUSC – 1ª Edição”. Organização: Atlética FAUSC. Local: Barraca da Unisanta – Praia, em frente a Rua da paz, 11055, Santos, SP.