CVV e Unisanta apresentam grupo de reflexão do programa Caminho de Renovação Contínua, dia 3/5

1409

Reuniões possibilitam troca de experiências entre os participantes sobre diversos temas, como amor, dor, perdão, justiça, preconceitos, conduta e comportamento e felicidade.

O Centro de Valorização à Vida (CVV), em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), apresenta, no dia 3/05, o programa Caminho de Renovação Contínua (CRC). A Unisanta será um dos grupos do CRC que têm por objetivo proporcionar momentos de reflexão e autoconhecimento aos participantes. A reunião é gratuita e acontecerá às 19h, no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277.

“O CRC é uma ferramenta criada pelo CVV com o objetivo de proporcionar um encontro das pessoas com elas mesmas. É um espaço de reflexão para que elas falem de si e compartilhem essas experiências. Comentando temas pré-estabelecidos é possível desenvolver uma melhor compreensão das coisas que acontecem conosco e ao nosso redor, facilitando o autoconhecimento. Não há professores, sacerdotes ou dirigentes. Há um facilitador que explica os combinados a cada reunião. Não há vínculos doutrinários com religião ou política”, explica o voluntário Renato Caetano.

Segundo a presidente da Unisanta, Profa. Dra. Lúcia Teixeira, “a atividade integra as ações de prevenção, conscientização e orientação sobre Saúde Integral da população, desenvolvidas pelo Complexo Santa Cecília há muitos anos, através de palestras, debates e orientação psicopedagógica, colaborando assim para o bem estar da comunidade acadêmica e também da população em geral”.

Ainda de acordo com a presidente, “além da parceria com a CVV, a Unisanta, junto com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), é sede de palestras mensais sobre transtorno bipolar, depressão e outros assuntos, ministradas por psicólogos e psiquiatras, em encontros também igualmente abertos ao público. A Cruz Vermelha tem também aqui sua sede, promovendo, em conjunto com a universidade, diversas ações. Profissionais da área da Saúde e outras da Unisanta se juntam a diversas entidades parceiras, em campanhas periódicas e realizações permanentes.”

Como funciona – O CRC foi idealizado por voluntários do CVV e promove o encontro do participante consigo mesmo. Em reuniões previstas quinzenalmente, com duração de uma hora, em dias a serem definidos pelos interessados, estes poderão trocar experiências sobre os temas propostos com total liberdade para se expressar ou apenas ouvir as outras pessoas. Entre os assuntos a serem tratados nas conversas estão: amor, dor, perdão, justiça, preconceitos, conduta e comportamento e felicidade.

O programa é rotativo e composto por quatro módulos que se sucedem, permitindo que os interessados possam participar do grupo a qualquer momento.

O CRC integra o programa CVV Comunidade, que visa apoiar as pessoas com necessidade de ajuda emocional e em situações de risco, colaborando para que elas possam lidar com as necessidades cotidianas e inesperadas em qualquer lugar da comunidade.

Ao participar das atividades promovidas, as pessoas têm oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, despertar o sentimento de solidariedade e, futuramente, se desejarem, podem se capacitar para se tornarem voluntárias, contribuindo na disseminação das atividades em comunidade e ampliando a participação da sociedade no projeto.

Programação – O módulo 1 falará sobre o Autoconhecimento. O grupo trará experiências e pensamentos sobre suas origens, autoaceitação, imortalidade e outros temas. Os participantes poderão abordar ou ouvir as experiências dos demais sobre as seguintes questões: Quem sou eu? Como me vejo?, Como gostaria que fosse minha vida? Como entendo viver a vida em sua plenitude? A morte é o fim?

No módulo 2, serão abordados Princípios. Os interessados falarão sobre amor, evolução, justiça, dor, perdão, entre outros temas, a partir de colocações como: O sucesso do outro me traz alegria? A dor é um castigo, veículo de aprimoramento ou uma injustiça? Tenho facilidade para perdoar?

Aperfeiçoamento e Renovação Interior serão tratados no módulo 3, com conversas sobre preconceitos, virtudes, vícios e defeitos, humildade, desprendimento, coragem e disciplina, a partir dessas perguntas, como Quais são as virtudes que eu gostaria de conquistar? Como eu me sinto quando sou desvalorizado? O que eu sinto quando sou criticado? Como me sinto quando ajudo alguém?, entre outros temas.

Temas que envolvem a Família e Sociedade integram o módulo 4. O que eu posso fazer para melhorar o mundo? Como é a felicidade para mim? Aceito o próximo como ele é? Hoje sou melhor que ontem? A partir dessas perguntas os participantes falarão sobre felicidade, aceitação, família, religião, voluntariado e outros.