Quem curte games e já pensou em trabalhar nessa área, agora terá uma ótima oportunidade de se capacitar com o Curso de Extensão Desenvolvimento de Game 2D da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O curso irá abordar todas as etapas do desenvolvimento de um jogo, desde o planejamento, da criação a documentação do game, passando pelo mercado, com noções de empreendedorismo, até a divulgação do game, como a formatação de materiais de divulgação por meio de um trabalho de assessoria de imprensa.

O objetivo da capacitação é atender aos alunos do Ensino Médio, graduados, público em geral interessados nas áreas de Design, games e multimídia e na criação e produção de games no formato 2D, através de disciplinas nas áreas do design, programação, roteirização, áudio e implantação mercadológica.

Para a coordenadora do curso, Márcia Okida quem fizer o curso de Desenvolvimento de Games 2D terá um produto pronto e totalmente preparado para ser divulgado e comercializado. “Um curso como este é inédito na região já que, além de ensinar a programar e produzir o jogo em si, também contempla a pesquisa de mercado, planejamento, criação de roteiro e design – a história e o visual do jogo – além de ensinar a colocar este jogo no mercado, divulgar e vender o produto que ele terá pronto no final”, explica Márcia.

Matricule-se aqui.

Confira as disciplinas completas do curso:

PLANEJAMENTO
Game Design. Criação e documentação de um jogo. Criação do GDD (Game Design Document). Noções e regras de acessibilidade para jogadores, criadores ou usuários com necessidades especiais.

PRODUÇÃO DE JOGOS
Capacitação em produção e gerenciamento de jogos eletrônicos. Visão de negócios e de processos de desenvolvimento, produção e comercialização.

JOGOS PARA CELULARES
Conceito e Desenvolvimento. Criação e aplicação em jogos para celulares e demais dispositivos móveis.

MERCADO
Noções de Empreendedorismo, noções e fundamentos. Definição e identificação de oportunidades de negócio. Gestão da empresa: introdução ao marketing, área financeira. Comunicação, liderança, negociação. Elaboração de um plano de negócios: mercado, operações, cenários. Relação entre os jogos e as redes sociais.

LINGUAGEM SEMIÓTICA DOS GAMES
Semiótica. Signo. Análise semiótica de personagens e ambientes. Características visuais, psicológicas e comportamentais. Reflexão sobre a interação social e cultural. Pensamento e representação. Códigos e mensagens audiovisuais. Leitura e interpretação dos signos midiáticos.

ROTEIRO
Roteirização e linguagem textual. Elementos criativos do roteiro. Técnicas e formatação para desenvolvimento de roteiro de jogos. Criação, aplicação e desenvolvimento de roteiro.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Criação e formatação de materiais de divulgação. Reconhecimento de público. Criação e produção de releases e press-kits. Atendimento e trabalho junto a imprensa, assessorias de comunicação.

DESIGN
Projeto de Interfaces. Interação homem-computador. Criação e elaboração de design e interface visual. Ergonomia. Estética, arte e design. Elementos da composição gráfica e visual. Cor. Tipografia. Imagem.

PROJETO GRÁFICO COMERCIAL
Criação de projeto gráfico para divulgação comercial. Criação e identidade de marca. Criação e produção de press-kits e materiais de divulgação. Identidade Visual.

ANIMAÇÃO
Noções e princípios de Animação. Percepção de movimentos. Da animação tradicional à digital. Quadros-chaves e processo de interpolação. Criação e uso de rigs. Hierarquia da animação.

ÁUDIO
Música e Efeitos Sonoros. Criação e desenvolvimento de áudio para jogos e ambientes interativos. Efeitos psicológicos. Aplicação e resultados.

PROGRAMAÇÃO
Game Engine. Ferramentas para a elaboração de um jogo eletrônico. Conhecimentos básicos da tecnologia por trás dos game engines. Adequação do ferramental ao projeto. Lógica de programação.

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO PARA GAMES
Técnicas e metodologias de programação. Prática de desenvolvimento de jogos eletrônicos 2D.