Dia Internacional da Cruz Vermelha

A Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ganha nesta sexta-feira, dia 9, às 10h, um mural da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Santos. A inauguração do espaço marca o Dia Internacional da Cruz Vermelha, comemorado em 8 de maio. O mural será instalado na Clínica Universitária de Fisioterapia.

No local haverá três quadros doados por Neuza Marques Bento, presidente do Núcleo de Artistas do Litoral Paulista (NACLIP) e diretora de Cultura da CVB – Santos. As obras foram pintadas pelo artista Cleber Nunes, que também estará presente, e retratam personalidades que se destacaram pela dedicação a causas em benefício do homem.

Conforme o presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Santos e diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Barreira Cheida Faria, o espaço é uma oportunidade para homenagear personalidades ilustres e também a Cruz Vermelha, além de mostrar aos alunos e à população que frequenta a clínica a importância dos serviços prestados por estas pessoas em prol da humanidade.
As telas retratam as seguintes personagens:

Dr. Osvaldo Gonçalves Cruz – Primeiro presidente da Cruz Vermelha Brasileira, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Combateu a peste bubônica em Santos e em outras cidades portuárias no final do século XIX. Também combateu a febre amarela e a varíola dentre tantos outros trabalhos no início do século XX.
Jean Henri Dunnant – Comerciante suíço que, comovido com os sofrimentos de soldados em um campo de batalha, sugeriu a criação de uma instituição de socorro aos feridos em tempos de guerra, dando origem ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Diana Frances Spencer – Princesa de Gales – Voluntária da Cruz Vermelha Internacional que se envolveu no combate à AIDS e na Campanha Internacional contra as minas terrestres, o que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz.