Eles conquistaram 13 medalhas de ouro, 8 de prata, 7 de bronze e duas de mérito nacional, entre  200 mil participantes.  Nesta terça-feira (3), às 17h30, as homenagens serão para os participantes da Oficina de Games.

Por Vitor Oliveira

Alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Santa Cecília, que se sobressaíram na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com 13 medalhas de ouro, oito de prata, sete de bronze e duas de mérito nacional, foram homenageados durante um evento no anfiteatro do bloco D, com a presença de pais e responsáveis. A cerimônia ocorreu na segunda-feira à noite (02/12).

A competição, que foi organizada pela Unicamp e Ufscar, consistiu em questões multidisciplinares dentro da temática de robótica e reuniu cerca de 200 mil crianças de 1500 escolas distribuídas pelo  País. O Colégio Santa Cecília marcou presença na competição pela primeira vez, em todas as categorias da OBR, com 68 alunos participantes.

Os estudantes do Colégio que participaram da competição frequentam o curso Extracurricular de Robótica e Criação de Games, ministrado pelos ex-alunos de engenharia da computação da Unisanta: Luis Fernando Bueno Mauá e Paola de Oliveira Mauá. Nessas aulas, os estudantes têm, muitas vezes, o seu primeiro contato com robótica, aprendem a construir e a programar robôs com kits educacionais. Além disso, têm acesso a diversas tecnologias como tablets e canetas 3D.

Medalhas de ouro

Um dos agraciados com a medalha de ouro da OBR foi João Henrique Costa, de 9 anos. O menino conta as dificuldades e a necessidade de lógica nas tarefas: “A parte mais difícil foi colocar os motores e colar as rodas (do robô) com cola quente”, disse. Ressaltou  a felicidade não só pelo prêmio, mas pela perspectiva de continuar aprendendo mais sobre a área. Seu pai, Luiz Gustavo Monteiro,  reafirmou  sua alegria pela conquista e elogiou o foco e o talento de João Henrique:

“Ele se esforça, estuda, corre atrás, mesmo com 9 anos ele consegue ter essas atitudes.”  Monteiro ainda brinca: “as vezes a gente até fala que ele tem que brincar um pouquinho mais, ao invés de ficar mexendo nessa área de tecnologia.”

Importância da robótica

O prof. Luiz Fernando Mauá  ressalta a relevância da robótica para a formação dos alunos: “A Robótica é uma ferramenta pedagógica e tecnológica para trabalhar na criança: a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe…”.  Mauá ainda destaca o diferencial que tais premiações representam no futuro acadêmico dos envolvidos, com processos privilegiados de ingresso na USP e Unicamp, para os alunos agraciados com as medalhas.

O projeto de aulas extracurriculares de Robótica e Criação de Games é uma parceria do grupo Santa Cecília com a empresa da área, Logic Minds. Mauá explica que os alunos trabalham com kits educacionais para aprendizagem de programação: “É a Matemática na Prática”. O professor pontua que o principal desafio do curso foi o trabalho em equipe, pois os projetos contam com divisões de trabalho e, no começo das atividades, todos os alunos queriam somente construir as estruturas robóticas.