O Clube Soroptimista Internacional de Santos, há 50 anos nesta cidade, realiza sessão solene de outorga dos Prêmios Bertha Lutz, Prêmio de Oportunidade para Mulheres, Violet Richardson e Prêmio Ruby, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), nesta quarta-feira, 7/3, às 19h30.

O Prêmio Bertha Lutz foi criado pelo Clube em 1984, para reconhecer publicamente o talento e o esforço de mulheres destaque em suas áreas de atuação. A escolha do nome Bertha Lutz é justificada por ter sido a introdutora, no Brasil, dos ideais do Soroptimismo, no ano de 1947, além de ser uma das defensoras do voto feminino no País.

Este  ano recebe o prêmio Bertha Lutz, na área Empresarial, a economista e empresária, Agnes Barbeito de Vasconcelos. Na área Paisagismo, a empresária, decoradora e técnica em Jardinagem, Ida Carriço Otero. A cirurgiã dentista, Maria Regina Baptista recebe o Bertha Lutz na área de Saúde. E por fim, a quarta premiada é a professora de Ensino Fundamental e Assistente Social, Rosa Maria Testa, que receberá o prêmio na área de Assistência Social.

Ainda na mesma noite, o clube entregará os prêmios instituídos pela Soroptimist International of the Americas. São eles: o Prêmio Violet Richardson, um programa de reconhecimento  destinado a jovens que estejam envolvidas em serviços voluntários em seu trabalho e escola. Giovanna Bispo, a premiada, é ex-aluna do Colégio Universitas, e está  atualmente na Faculdade de Medicina.

O Prêmio Ruby homenageia mulheres que, através de seus esforços pessoais e profissionais, estão fazendo a diferença na vida de mulheres e meninas. É o caso da Dra. Ana Beatriz Soares, pelo seu trabalho no Projeto Menina Mãe, da Associação dos Médicos, que visa integrar as adolescentes mães.

Finalmente, o Prêmio de Oportunidade para mulheres, atribuído este ano à estudante e gestora do lar, Elizabeth dos Santos. O premio propicia ajuda financeira a mulheres com dificuldades econômicas e pessoais, dando-lhes oportunidade para melhorar sua formação profissional e expectativa de emprego.

A cerimônia é aberta ao público. O Consistório da Unisanta fica na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Bloco M.