O advogado Felipe Lascane Neto, especialista em Direito Constitucional e Político, falou aos alunos dos Ensinos Médio e dos 9ºs anos do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Cecília, na quarta-feira (27), às 8h30, no anfiteatro 1 e 2 do Bloco D, sobre o tema “A responsabilidade civil, criminal, e com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, por atos praticados na internet”.
Lascane formou-se em Direito pela Unisanta, em 2002. É Pós-Graduado em Direito Tributário, foi Diretor Jurídico da Prefeitura Municipal de Guarujá, Procurador Municipal da cidade de Itu e atualmente é Procurador do município de Osasco.
Foram abordadas a prática do racismo e outras ofensas na internet, por parte de jovens e adolescentes. Casos de racismo evidenciados na Internet podem resultar em penalidades severas para os que desrespeitem o próximo, por meio de declarações em blogs, facebook, e-mails e outros sites virtuais, alerta o advogado.
Segundo Lascane, os adolescentes pensam que por estarem em casa e seguros, estão livres de sofrerem agressões dos outros, mas estão enganados, já que na internet estão sujeitos a sofrerem uma agressão pior que a física, a psicológica.
Lascane começou a se especializar na área a partir de um caso ocorrido em Santos. Ele costuma afirmar que até mesmo setores de Recursos Humanos, na hora de admitir empregados, estão buscando informações sobre os perfis de candidatos, se eles têm hábitos saudáveis ou não, como usuários da Internet.
Veja as fotos da palestra: