Um espaço de oração, paz, inspiração e fortalecimento, visando desenvolver a espiritualidade e o aperfeiçoamento humano. Esse foi o tom dos pronunciamentos do padre Cláudio Scherer, do pastor Ezequiel Eduardo dos Santos e do médico espírita e professor Décio Iandoli Júnior, durante a inauguração da Capela Ecumênica da Universidade Santa Cecília, na manhã de 21/8.
“Alunos e professores, muitas vezes, chegam preocupados à Universidade ou a qualquer local de ensino devido a problemas pessoais. Uma iniciativa como essa, de se construir uma Capela Ecumênica no campus é uma excelente oportunidade de aliviar esses problemas, permitindo que a pessoa esteja mais próxima de Deus”. Esse é o pensamento do pastor Ezequiel Eduardo dos Santos, e dos representantes religiosos presentes.
Padre Cláudio Scherer, da Igreja Católica Coração de Maria, agradeceu ao Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira e à família Teixeira pela “pastoral que nasce do coração de vocês”, conforme um anseio antigo de levar Deus para carregar a ciência dos homens. O professor Décio Iandoli Júnior lembrou que a religião é um importante ferramenta para que o ser humano possa alcançar a fé e, consequentemente, a construção da espiritualidade.
Os representantes das igrejas ressaltaram que a Capela da Unisanta possui um significado maior do que sua simples construção. “Vivemos um momento de constante busca pela espiritualidade. A ciência mesmo vem tentando desvendar as leis do universo, e, por conseguinte, passa a estudar os espíritos. Vale lembrar que a espiritualidade e a fé não devem ser impostas, e sim, construídas”, explicou o professor Iandoli, valorizando o fato de a capela ser ecumênica, ou seja, aberta a várias religiões.
A reitora Sílvia Teixeira Penteado exaltou a importância da obra e sua localização. “A Capela foi construída em um local sagrado, onde fica nossa gruta de Santa Cecília. Trata-se de um lugar de paz e aproximação com Deus, independentemente da religião que nosso freqüentador siga”.
A diretora-presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani destacou os momentos de paz e inspiração que o Boulevard Doquinha transmite. O local, onde está a gruta de Santa Cecília, aparece no final do seu livro infanto-juvenil Tudo é possível, mostrando o menino Lucas e seus primos Marcelinho e Caroline “em um jardim especial”. O Boulevard é uma homenagem à mãe do chanceler Milton Teixeira, Benedicta Rodrigues Teixeira (Doquinha).
A música esteve a cargo do Coral Santa Cecília e de alunos do último ano da Oficina de Música do Colégio Santa Cecília. Estiveram ainda presentes a vice-presidente da Unisanta, Maria Cecília Pirilo Teixeira, a pró-reitora de desenvolvimento universitário Emilia Maria Pirilo, os professores Pedro Marcão e Edson Fernandes, respectivamente de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela construção da capela e os alunos-estagiários do Escritório Modelo da Unisanta.