A ação continua nesta quarta, das 18h30 às 21h e na quinta-feira (7), das 9h às 12h e das 18h30 às 21h, no pátio do Bloco M, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Teve início nesta quarta-feira (6/2), o tradicional Trote Solidário promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). Calouros, veteranos, funcionários da Unisanta e a comunidade geral estão participando da campanha social de doação de cabelo em prol do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

A campanha permitirá que os alunos tenham a oportunidade de iniciar ou dar continuidade à trajetória universitária, participando de ações sociais que contribuem com sua formação como futuros profissionais e principalmente como cidadãos.

Aluna de Odontologia, Joice Silva foi a primeira voluntária da ação e aprovou a iniciativa. “Nunca cortei o cabelo curto antes e estou me sentindo diferente. Gostei de começar 2019 diferente. Acho importante ajudar o Instituto, colaborar para a autoestima das mulheres e crianças que perderam o cabelo”.

Estudante de Engenharia Civil, Rebeca Correa também doou mechas do cabelo e contou que já está acostumada a fazer esse tipo de doação. “Acho muito importante todos participarem, é um gesto muito bonito. Nós temos tanto cabelo e algumas pessoas não têm nenhum. Todos deveriam doar. Tenho costume de doar o cabelo de seis em seis meses. Desde pequena eu assistia aos filmes com crianças com câncer e eu me imaginava assim. Eu iria ficar muito feliz se fizessem isso por mim, me coloco no lugar das outras pessoas e sei que elas ficarão felizes por receber meu cabelo.

Gilze Francisco, presidente do Neo Mama, acha sensacional iniciativas como essa. “Eu acho que ninguém que não tenha passado por essa doença imagina a grandiosidade que é o gesto de você se desapegar do cabelo e doar para uma pessoa que você não conhece. Esse gesto de vir aqui espontaneamente cortar o cabelo e da universidade estar abrindo as portas para um trote solidário faz com que esses alunos, que estão começando uma nova fase, se conscientizem da responsabilidade social e daquilo que podemos fazer de bom por pessoas que nem conhecemos”.

A ação conta com o apoio dos funcionários do salão City Hair Studio & Barbershop. Eles estão à disposição dos interessados em cortar e doar os cabelos. A proprietária do salão, Taísa Nunes, explica que é a segunda vez que eles participam de uma ação solidária com a Unisanta. “Ano passado participamos da Feira do Outubro Rosa e tivemos uma quantidade enorme de doações e aí surgiu o convite para participar do trote solidário. São doados no mínimo 15 cm de cabelo, o corte não tem custo nenhum e a doação vai para o Instituto”, disse Taísa.

As pessoas também podem trazer 15 cm de cabelo cortado e fazer a doação. É o caso de Fabiane dos Santos Pedroso, que ficou sabendo da ação pelas redes sociais da Unisanta e trouxe o cabelo já cortado para doação. “Eu tinha o cabelo guardado em casa e resolvi doar Estou esperando crescer mais para doar outras vezes”, disse.

Para a presidente da Unisanta, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, os calouros chegam à universidade com esse espírito da solidariedade, que é a marca da Unisanta. “Nos emocionamos com esse ato de amor, de solidariedade, de se preocupar em se colocar no lugar do outro e não esquecer de quem está passando por um momento difícil. É mais um ano que começamos de forma muito positiva e solidária. Vemos que o ser humano e as pessoas de todas as idades são solidárias e só precisamos oferecer locais em que eles possam expressar essa gratidão pela vida, por estar bem e a preocupação com o próximo, e ver que muitos precisam de nós”.

Marcus Teixeira, diretor de Marketing da Unisanta, explica que o trote solidário é a realizado na instituição há bastante tempo e sempre envolve calouros e veteranos em diferentes campanhas. “O trote solidário da Unisanta surgiu há onze anos. Antigamente era o trote solidário e ecológico, com doação de alimentos, pilhas e partes de computadores. A doação de sangue sempre foi realizada. Esse projeto do trote solidário é uma extensão da integração entre os calouros e veteranos. Esperamos ainda mais a adesão dos universitários, que estão a cada ano mais engajados, além da comunidade que também pode participar. Todo mundo tem prazer em ajudar”.

Colaboradoras da Unisanta também aproveitaram a oportunidade para participar da causa solidária. Líderes de recepção, Tayla Lorrane e Giulia Bertolossi, também aderiram à ação.  “Adoro fazer essa boa ação. É muito gratificante poder ajudar alguém e pensar no próximo. Estou muito feliz”, disse Tayla. “Gostei do corte novo. Foi por uma boa causa e valeu a pena”, afirmou Giulia.

A ação continua nesta quarta, das 18h30 às 21h e na quinta-feira (7), das 9h às 12h e das 18h30 às 21h, no pátio do Bloco M, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Para as pessoas que ainda não doaram e que têm vontade de fazê-lo, Gilze deixa um recado: “O cabelo cresce e com mais qualidade, inclusive. Quem está passando por essa fase (da doença)  não precisa ficar desesperado, pois o cabelo volta. E para quem está doando, o cabelo virá mais lindo ainda, com a beleza do cabelo e de seu gesto”.

Doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea

Outra forma de participar do Trote Solidário da Unisanta é aderir à campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Nos meses de férias, os bancos de sangue normalmente registram queda do número de doadores. Este quadro se agrava agora com a aproximação do Carnaval.

Os interessados em doar sangue ou se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea devem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sábado, das 8h às 12h30. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta.

Medula – Quando não há um doador entre os parentes, a solução para o transplante é procurar um doador compatível entre a população regional ou mundial.

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde. Coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), reúne todos os dados de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante.

Para se cadastrar e se tornar um possível doador de medula óssea, é muito simples. O candidato a doador deve informar no Hemonúcleo de Santos o seu desejo de se tornar um doador. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

O doador irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade. A convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a acontecer.