O Trote Ecológico e Solidário, praticado por calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), continua despertando interesse. Na manhã desta segunda-feira (18/2), mais material foi despejado no local de arrecadação, no próprio campus. Já foram recolhidas cerca de 250 pilhas e baterias.
Segundo a veterana do curso de Biologia, Marina Franceschinelli, a campanha está dentro do esperado. “Por ser o primeiro ano que realizamos este tipo de trote, o número de pessoas participantes é significativo. A campanha está atingindo outros cursos e todos estão colaborando com o meio ambiente. Além disso, estamos quebrando o mito de trote violento e conscientizando as pessoas”, garante.
Objetos que liberem produtos tóxicos, como pilhas, baterias de celulares e controles remotos, não devem ser descartados no lixo doméstico convencional. “Mesmo não conhecendo um ponto de coleta desses materiais, juntava tudo em um saco plástico para não misturar com o lixo doméstico. Agora, que comecei a faculdade e participei do Trote Ecológico, depositei tudo no ponto de coleta”, diz Nathalia Ribeiro, caloura do curso de Biologia.
Para a aluna do primeiro ano de Biologia, Érica Santos Serafim, “este tipo de trote também incentiva o relacionamento entre veteranos e calouros, além de conscientizar”.
Os produtos estão sendo recolhidos na Central de Informações, no bloco M, da UNISANTA.