O Trote Solidário e Ecológico mobilizará calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em mais uma Ação Voluntária Instituto EcoFaxina, formado por alunos de Biologia Marinha da instituição, contra a poluição dos oceanos.

O trote deste sábado (11/2) desta vez consiste em uma limpeza subaquática e costeira com a participação de dez mergulhadores credenciados, calouros e veteranos do curso da Unisanta acompanhados por instrutores da escola de mergulho MarSub.

Os calouros poderão conhecer mais sobre a ecologia da nossa região e contribuir para a limpeza da baía em um domingo diferente, a bordo da embarcação Emilia V, uma escuna de 62 pés, que levará os alunos até o Saco do Major, no Guarujá.
Após a avaliação do local, os voluntários que levarem máscara, snorkel e nadadeira farão um mergulho livre para observação de organismos marinhos, monitorados por voluntários veteranos do curso.
Os resíduos coletados no ambiente marinho serão identificados, quantificados e pesados pelos voluntários ao final da ação. Em terra firme receberá a destinação final correta.

As inscrições estão abertas para calouros e veteranos da Unisanta, com vagas são limitadas, que devem comparecer ao D.A. de Biologia Marinha para efetuar o cadastro. Levar credencial caso seja mergulhador e doar 2 kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos serão encaminhados para crianças de 7 a 14 anos que moram em palafitas, inscritas no Projeto Turma Ecológica – Rumo Certo, desenvolvido pelo Instituto EcoFaxina no Jardim São Manoel, Zona Noroeste de Santos.

Os alunos inscritos devem levar: protetor solar, roupa de banho, máscara, snorkel, nadadeiras, caneca e máquina fotográfica.

No sábado os alunos deverão se reunir às 8h30 da manhã na Ponte Edgard Perdigão, localizada no bairro da Ponta da Praia em Santos. De lá a escuna partirá às 9h para o Saco do Major no Guarujá, com retorno previsto às 14 horas.

A Ação Voluntária EcoFaxina conta com o apoio da Sabesp, MarSub, IlhaTurismo, Project AWARE Foundation, D.A. de Biologia Marinha, Terracom e Secretaria do Meio Ambiente de Santos.

 

Trote Solidário e Ecológico

Até o dia 2 de março a Unisanta promove outras ações relacionadas ao Trote Solidário. Arrecadação de alimentos não perecíveis, coleta de lixo eletrônico, como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros) e doação de sangue. Cerca de 80 alunos voluntários participaram do cadastro de doadores de medula óssea,no dia 2/2.