O técnico, que já treina equipes do Colégio Santa Cecília, dará aulas aos interessados na modalidade, no Poliesportivo da Unisanta.

Colaborou Rodrigo Florentino

“O handebol melhora o desempenho cardiorrespiratório e a circulação sanguínea, tonifica a musculatura do corpo inteiro, aprimora a coordenação motora”. A afirmação é do professor e técnico da modalidade no  Colégio Santa Cecília e na Prefeitura de Santos, Valmir Casimiro.

Esse esporte está sendo oferecido de novo no Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a  partir da faixa de  11 anos de idade.  “Durante o jogo, usamos movimentos do dia a dia como andar, correr e saltar, além da mudança de direção.  Há também o benefício psicossocial, porque o handebol é um esporte coletivo e, naturalmente,  o praticante aprende a importância do  trabalho em equipe”, acrescenta Casimiro.

Ele pratica handebol desde os dez anos de idade, e participou de todas as categorias de base e da primeira escola nacional de formação de técnicos de handebol no Brasil. Diplomou-se em Educação Física pela Unisanta em 2008.

Um jogo bem visto

Casimiro conta que a modalidade é bem vista pela população brasileira por um simples motivo: o gol, que é muito parecido com o do futebol. Ele também analisa a situação das seleções masculina e feminina do Brasil:

“O Brasil está bem colocado no handebol feminino entre as dez  melhores equipes mundiais. Já no masculino,  quem domina são os países europeus, e os brasileiros aparecem em um nível intermediário”, explica.

O técnico conta que, mesmo com o tempo curto de inatividade da “escolinha” no Poliesportivo, ele não parou de atuar como treinador.  Continuou  trabalhando no Colégio Santa Cecília como professor e responsável por treinamento de handebol dos alunos.

Atletas da Unisanta

“Pelo Colégio Santa Cecília participamos de campeonatos escolares. Fomos 3º nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP –Lindoia  e 4º na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar”, informa.

Em relação às atletas do time da Unisanta, ele destaca duas em especial:  ”Temos a Fernanda Gadanha,  que está no sub 17 e a Luiza Gonçalves,  que foi artilheira da última edição da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar”.

Leia mais sobre os horários do handebol e demais esportes do Poliesportivo: