Outro trabalho de destaque no Encontro  na área da Saúde foi o estudo comparativo entre a Musculação e Pilates Solo sobre a percepção de dor e da composição corporal de indivíduos com lesões na coluna vertebral. Pesquisas nas áreas de Engenharia (foto), Administração, Farmácia e Fisioterapia, orientadas por pesquisadores dos Mestrados e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisanta também despertaram interesse dos avaliadores na sexta e no sábado.

 A unha-de-vaca  (Bauhinia forficata  (Caesalpinioideae), popularmente conhecida também como Pata-de-Vaca e Casco-de-Vaca, devido ao formato de suas folhas, vem sendo frequentemente utilizada pela medicina tradicional para o tratamento de diversas patologias, sendo a principal o Diabetes Mellitus. Trabalho apresentado oralmente no VII Encontro Nacional de Pós-Graduação da Unisanta (VII ENPG) avalia a possibilidade terapêutica daquela planta  contra úlceras, a partir do infuso obtido das folhas frescas da unha-de-vaca, planta nativa da Mata-Atlântica e comumente encontrada na região da Baixada Santista.

“Estudos fitoquímicos relatam a presença de flavonóides nas folhas de Bauhinia forficata. Este estudo tem como objetivos a obtenção do infuso a partir das folhas de Bauhinia forficata e a avaliação da atividade antiulcerogênica em modelos tradicionais de indução de lesões gástricas em roedores, proporcionando deste modo hipótese de nova proposta de terapia clínica das úlceras gástricas”, afirmam  Renato Sakai Cid, Flávia Rigos Salgueiro  e  Walber Toma (orientador).

Pilates e Musculação contra a dor

A Comparação entre Musculação e Pilates Solo sobre a percepção de dor e da composição corporal de indivíduos com lesões na coluna vertebral foi outro tema abordado  no VII neste sábado (10/11). No trabalho, de Renata Coutinho Lopes, orientada pelos professor Alexandre Galvão Lopes e Débora Dias Ferraretto Moura Rocco,  os pesquisadores analisaram recursos de exercícios físicos para aliviar as dores de  lesões fiscais,   que afetam pessoas do mundo inteiro, e de múltiplos segmentos do mercado de trabalho, causando afastamento”.

A pesquisa aborda várias formas de tratamento, como  “treinamento resistido, que por alguns é contraindicado, devido a sobrecargas inadequadas, porém,  quando aliados a cargas externas adequadas,  o treinamento resistido (musculação) vem se mostrando muito eficaz na melhora da dor causada pela lesão”

Outra abordagem é o treinamento de estabilização segmentar (pilates solo). “Por isso,  analisamos essas duas abordagens, através da escala visual analógica de dor e avaliação antropométrica e o questionário SF-36, para identificar quais apresentam melhores resultados no alívio da dor e composição corporal dos praticantes de pilates solo e musculação”. Observamos que ambas as abordagens de treinamento são eficazes em minimizar a dor, no entanto os indivíduos que praticam musculação apresentam melhor composição corporal”, conclui a pesquisa.

Outros trabalhos

Célula Neural Artificial

Célula Neural Artificial Paraconsistente em Aplicação de Técnicas de Aprendizagem Aplicadas à Automação.

Rodrigo Silvério da Silveira, professores doutores João Inácio da Silva Filho, Dorotéa Vilanova Garcia (orientadora), Maurício Conceição Mário, Cláudio Luis Magalhães Fernandes (co-orientadores).

Resumo – “Em Inteligência Artificial,  a “Aprendizagem Por Demonstração-ApD (learning from demonstration – LfD) é o processo no qual se baseia em ensinar novas tarefas às máquinas por meio de manipulação repetitiva, sem a necessidade de programação. Com o objetivo de proporcionar maior facilidade na atribuição de movimentos em máquinas industriais, foi construído uma Célula Neural Artificial Paraconsistente de aprendizagem CNAPap,  sendo implementada em um Controlador Programável (CP),  constituindo-se em um Sistema Paraconsistente de Aprendizagem Por Demonstração – SPApD-LPA2v. Para testes de validação o SPApD-LPA2v foi aplicado em uma máquina com processo de movimentação de peças eletropneumático, composto por atuadores lineares, ventosa e sensores analógicos de posicionamento linear. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que o SPApD-LPA2v se apresenta fundamentalmente como uma potencial alternativa para novas implementações de controles em processos industriais”.

Detecção de poluentes  – Sábado (Manhã) Oral

Detecção qualitativa;/ de nitrato em água pela técnica de espectroscopia Raman

Aline Cardoso Diniz; Landulfo Silveira Jr.; Luciana Lopes Guimarães (orientadora).

 “Resumo: A detecção de poluentes em ambientes aquáticos é de grande importância para o monitoramento da qualidade da água. A espectroscopia Raman se apresenta eficaz, consistindo em uma técnica que permite a identificação concomitante de diferentes compostos, fornecendo os resultados em um menor tempo e por um menor custo operacional, além de não gerar resíduos. Este artigo enfoca a detecção do íon nitrato na água. As análises de um padrão autêntico de nitrato foram realizadas num sistema Raman dispersivo portátil com excitação de 830 nm. O espectro Raman do nitrato apresentou pico em 1048 cm ̄ ¹, compatível com dados previamente descritos na literatura para o íon nitrato. Os resultados obtidos abrem novas perspectivas para a utilização da espectroscopia Raman em análises ambientais”.

Objetivos do VII ENPG

O VII Encontro Nacional de Pós-Graduação (ENPG) , realizado nos dias 09 e 10, avaliou 123 trabalhos,  dos quais 88 foram aprovados pela Comissão Científica.     O objetivo do encontro é estabelecer um espaço especializado para que alunos de pós-graduação e profissionais das áreas técnico-cientifica divulguem e discutam seus projetos e desenvolvimentos. Até a Edição deste ano,   os Encontros Nacional de Pós-Graduação já receberam mais de 1000 trabalhos técnicos científicos de Pós-Graduados das  mais diversas regiões do País.